Ligada à ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, tem um currículo extenso de serviços prestados ao terceiro setor que atua na Amazônia, conforme a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Entre 1998 e 2002, ocupou o cargo de diretora da Action Aid Brasil. Ao término do mandato, mudou para a Fundação Ford Brasil, grande doadora de recursos para ONGs da Amazônia.
Em 2011, migrou para o Conselho do Greenpeace Internacional, onde permanece até 2017. Nesse ínterim, também participou do Instituto Clima e Sociedade, ONG que movimenta recursos vultosos captados no exterior e distribuído para outras organizações no país.
No ano passado, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, convidou Ana para compor a pasta. Ao mesmo tempo, Ana era do Conselho Deliberativo do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam). Depois dessa informação ser veiculada pela CPI das ONGs, o site do Ipam tirou o nome de Ana do seu corpo de integrantes.
ONG da qual secretária de Marina faz parte recebeu dinheiro do Fundo Amazônia, diz CPI
Em 2021, o Ipam recebeu quase R$ 25 milhões do Fundo Amazônia, abastecido majoritariamente com recursos estrangeiros, sobretudo de Alemanha e Noruega, para um projeto de regularização ambiental.
Dessa forma, a CPI vê possível conflito de interesses, agora com Ana na lista de funcionários da pasta. Isso porque poderia haver favorecimento na distribuição de recursos.
Além de Ana, Marina também faz parte do conselho do Ipam, mas em uma posição “honorária”. O presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), chamou relação entre a ministra do Meio Ambiente e a ONG de “promíscua”.
Os gastos feitos pela ONG, com o dinheiro vindo de fora, mais recursos dos pagadores de impostos brasileiros, são considerados altos, por integrantes da CPI. Portanto, essa ONG também entrou na mira da CPI.
Leia também: “Condenados à morte”, reportagem publicada na Edição 181 da Revista Oeste
Pick-Pockets do governo.
De carteira a celular, elas se enchem o bolso de dinheiro.
Falando em Dinheiro, sigma o dinheiro ganho pelas duas…
Essa Marina Silva de Santa não tem nada. O povo do Acre já descobriu sua verdadeira face, tanto que ela teve de sair de lá para se eleger.
Duas ladras!