Carmelo Neto, de 21 anos de idade, é o deputado estadual mais bem votado do Ceará. Eleito em 2022, com mais de 118,6 mil votos, o parlamentar é um dos mais importantes representantes da direita conservadora cearense — e também um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi eleito o vereador mais jovem de Fortaleza em 2020, quando tinha apenas 19 anos, e chegou a atuar como conselheiro da Presidência no governo Bolsonaro.
Em entrevista a Oeste, Neto narrou sua história na política e revelou suas futuras pretensões. Ele é um dos possíveis candidados do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Fortaleza. Ele também analisou as políticas do atual governador do Ceará, Elmano Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT).
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Como é ser um jovem deputado de direita no Ceará?
Minha vida política começou em 2015, quando tinha 13 anos e decidi me envolver nos atos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Resolvi sair da minha zona de conforto quando vi a política sendo ocupada por pessoas da pior espécie e o Brasil descendo ladeira abaixo. Ser um deputado conservador no Ceará realmente não é fácil. Infelizmente, ainda há uma presença muito forte da esquerda por aqui. Mas isso não me desanima. Muito pelo contrário, aumenta a nossa responsabilidade no processo de fortalecimento das lideranças conservadoras em todo o Estado. Passo a passo é possível observar o nosso crescimento. Na eleição de 2018, não conseguimos eleger a quantidade de representantes que temos hoje, com cinco deputados federais e quatro deputados estaduais eleitos pelo PL — todos entre os mais cotados da eleição. Eu, por exemplo, fui o parlamentar mais votado para deputado estadual. Isso com certeza é resultado da força do presidente Jair Bolsonaro e do nosso crescimento.
Como chegou até o senhor a história do ‘hospital fantasma do PT’ na cidade de Itapipoca?
Essa história é inusitada e com certeza inédita no país. Um hospital com capacidade para mais de 200 leitos, com apenas 10 em funcionamento e 90% da sua estrutura largada às traças. Um verdadeiro hospital fantasma, fruto de mais um dos escândalos do primeiro governo Lula, construído com recursos do Mensalão. Após a visita, denunciei esse absurdo ao Ministério Público do Ceará, para que sejam apuradas as ações e as omissões que possibilitaram esse descaso.
A decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a lei de Rondônia que proíbe a linguagem neutra na grade curricular e no material didático das escolas afetou seu projeto de lei contra a linguagem neutra?
O projeto de minha autoria dispõe sobre a proibição da linguagem de gênero neutro pelo Poder Público do Estado do Ceará. O texto não tem a pretensão de alterar a grade curricular ou de afrontar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O projeto veta a utilização de gênero neutro pelo Poder Público em cartazes, documentos oficiais, comunicados e publicidades, sem interferir diretamente na área educacional. A lei de Rondônia teve um vício formal de inconstitucionalidade, já que compete à União estabelecer competência e diretrizes para a educação infantil, de maneira a assegurar formação básica comum em todo o país (art. 9º, IV, LDB). Assim, não pode aplicar uma regra específica de língua portuguesa na grade curricular das escolas de Rondônia. As leis possuem objetos diferentes.
O governador do Ceará é o petista Elmano Freitas. Como tem avaliado o governo dele?
Está pior do que imaginava. Logo após a eleição, o governador Elmano disse que não aumentaria impostos quando assumisse o governo do Estado. Mas, logo que iniciaram os trabalhos na Assembleia Legislativa, Elmano aprovou o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e inchou a máquina pública, criando mais dez secretarias. Pensei que a palavra do governador tivesse algum valor, mas nem isso ele honrou. Outra grande e grave problemática é a saúde estadual. Os hospitais regionais estão subutilizados. Enquanto isso, os cearenses padecem em corredores e aguardam por anos um atendimento e a realização de cirurgias. Sem contar que os equipamentos de responsabilidade do Estado estão em colapso. Prova disto foi quando fiscalizamos o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), e a sua emergência estava fechada. Um verdadeiro crime de omissão de socorro. Após a nossa fiscalização, a emergência foi reaberta.
Com mais de 118,6 mil votos, o senhor é o deputado estadual mais votado do Ceará no pleito de 2022. Quais devem ser seus próximos passos na política?
Fico feliz em ter o meu nome lembrado como possível candidato a prefeito de Fortaleza. É com certeza um reconhecimento ao nosso trabalho. Além de mais votado do Ceará, fui também o deputado estadual mais votado de Fortaleza, com quase 75 mil votos. O que posso dizer sobre 2024 é que trabalharei para fortalecer o meu partido, o PL, principalmente na formação da chapa que lançaremos para a Câmara Municipal. Independentemente do candidato majoritário escolhido, precisaremos de um partido forte para darmos condições de vitória. Está cedo para falar em nome ‘A’ ou ‘B’, mas, se eu for escolhido, estou preparado para a missão de transformar Fortaleza.
Acompanho o trabalho do atual deputado estadual, ele vai longe. Precisamos de mais jovens como ele para melhorar o ambiente público no Brasil. Como disse, vai longe.
Parabéns deputado. O que acho fantástico nos jovens conservadores é que eles vão bem mais longe na politica do que aqueles jovens de esquerda que se espelham em políticos velhacos.
Chocada com o hospital “fantasma”… O PT e sua “base” no congresso quiseram criminalizar Bolsonaro na CPI do Covid e tem essa sujeira escondida??? Como foi o tratamento do covid no estado??? Precisa ir para todo o Brasil…
Meu caro e jovem Deputado, muito bem. Muito nos honra essa sua preocupação com a coisa pública, com o bem estar da população, com a sua saúde.
Só para ficar bem claro não é só no seu Ceará que ocorreram esses absurdos na SAÚDE. Aqui no chamado Entorno de Brasília, em Goiás, por exemplo, temos dois casos pelo menos de Hospitais que se iniciaram as obras e nunca foram concluídas (HRAL e HRSAD – Hospitais Regionais de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto), iniciadas mais ou menos no mesmo período, talvez um pouco antes.
É sim um descaso, um absurdo sem tamanho uma situação dessa.
Parabéns e continue firme na sua luta.