O presidente interino da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), avançou com a representação do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, contra deputado federal André Janones (Avante-MG). O parlamentar mineiro é alvo de pedido de cassação de mandato. Ele é suspeito de praticar o crime de “rachadinha”.
Cavalcante despachou nesta quinta-feira, 7, a representação ao Conselho de Ética da Câmara. Ele está à frente da Casa durante a viagem de Arthur Lira (PP-AL) à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
+ Deputados do PL expõem colegas de partidos que ajudaram a preservar decreto de Lula sobre armas
Se o pedido de cassação de Janones for acatado pelo colegiado, a representação será transformada em processo contra o parlamentar. Janones é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Janones é acusado por ex-assessores de praticar rachadinha, ou seja, obrigar os servidores a lhe entregarem parte do salário. A prática configura crime de desvio de dinheiro público ou peculato, segundo o entendimento do Ministério Público. No âmbito da improbidade administrativa, a rachadinha se caracteriza como enriquecimento ilícito.
+ STF arquiva ação contra Bolsonaro por alegada ‘interferência’ em instituto
O suposto esquema de rachadinha de Janones foi denunciado pelo site Metrópoles, que divulgou áudios nos quais o próprio deputado faz a exigência de parte dos salários dos servidores. Segundo assessores e ex-assessores do deputado, o esquema no gabinete teve início em 2019, quando ele assumiu o primeiro mandato na Câmara.
Janones rebate acusações de rachadinha
Na quarta-feira 4, o deputado federal declarou que “as mentiraiadas” [sic] contra ele “estão com prazo contado”. A declaração foi publicada em seu perfil no Twitter/X.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Janones chama o pedido de cassação de seu mandato por suposta prática de rachadinha de “trama bolsonarista criada para me sepultar politicamente”. Com o inquérito, a tal trama seria “apurada e esclarecida”.
Leia também: “Em crise histórica, oito programas da Globo perdem liderança de audiência em um dia”
Receita para se livrar desse vagabundo salafrário achacador: pegar um gato morto e bater na cabeça dele até o gato miar.
Parece que esse sujeito está rachad… digo, lascado.
Janones é RÉU CONFESSO. A final temos agora o flagrante ETERNO.
TEM QUE SER EXPULSO DA VIDA PÚBLICA. NÃO VALE O AER QUE RESPIRA!