Marcelle Decothé, então assessora Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, fez uma fala racista nas redes sociais que pode ser considerada crime inafiançável, à luz do novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre crimes de racismo.
A informação foi apresentada por juristas consultados pelo jornal Gazeta do Povo. Marcelle foi exonerada na tarde desta terça-feira, 26.
No domingo 24, depois de viajar em um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) para a final da Copa do Brasil na capital paulista, a então assessora ofendeu a torcida do São Paulo, assim como as pessoas brancas do Estado.
Por que racismo de assessora de Anielle Franco pode crime ser inafiançável
“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade [sic]… Pior tudo de pauliste [sic]”, escreveu ela em um story do Instagram. Na ocasião, o São Paulo venceu a disputa contra o Flamengo, e levou a taça do campeonato.
A ministra Anielle Franco, que é flamenguista, levou uma comitiva, não só Marcelle, para assistir à partida por meio do voo da FAB.
Alessandro Chiarottino, doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), diz que a fala de Marcelle Decothé “sem dúvida” caracteriza crime inafiançável conforme a nova interpretação do STF.
Leia também
“E há mais: quando o crime de injúria racial ou por origem da pessoa for cometido por funcionário público no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, a pena será aumentada em um terço”, disse Chiarottino. “Portanto, trata-se de um ato criminoso bastante grave.”
O jurista também disse que “brincadeira” não pode ser atenuante para Marcelle.
“Se assim fosse, deveríamos atenuar a culpa daqueles delinquentes que, na década de 90 em Brasília, queimaram o índio Galdino sob o pretexto de que o fizeram ‘brincadeira’. A finalidade da legislação que pune os crimes de racismo é também evitar ‘brincadeiras’ que veiculam preconceito”, esclareceu.
feitiço contra o feiticeiro
Racismo e incentivo a violência.
Uma torcida organizada do São Paulo deveria ajuizar uma ação contra esta despreparada!
Pode Chorar neném seu Flamengo já era, perdeu tudo o que disputou este ano……….enquanto para nós, Nação Tricolor, o Doce sabor da Vitória!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Cadeia Inafiançãvel para esta Anta.
Só dando uma condenação EXEMPLAR é que se conseguirá algum resultado.
Isto é que dá empoderar idiotas e é a prova cabal que a esquerda insufla o racismo invertido.
Eh uma estupida e despreparada, bem a cara desse Governo.
KKKKKKKKKK GRANDES MANADAS DE NARCOTRAFICANTES SOLTOS E ASSASSINANDO GENTE QUE ENTRA ENGANADA NAS COMUNIDADES, e a justiça querendo meter na penitenciaria uma inconsequente. O racismo jamais sera combatido e exterminado assim. A soluçao estaria nas escolas, mudando o comportamento e preconceitos das crianças, mas sabemos que a educaçao esta entregue nas patas dos comunistas. Basta deixar de fazer danças do cavalo taradao nas escolas e ENSINAR EDUCAÇAO MORAL E CIVICA DE VERDADE.
Racismo do bem, motivado pelo amor.
Parece uma adolescente despreparada e míope intelectualmente. Coitadinha, tão imbecil !!! Mas está à altura dessa ministra … se equivalem. Tem que ser punida sim, para aprender que ainda há seriedade por aqui, apesar da turma dela tentar esculhambar tudo e provar que agora é tudo mais rasteiro, no chão !!!
Uma coisa é certa nemhuma interpretação vinda do STF presta.
atem gene que fala que a esquerda é um coquetel de fascimos, comunismo e nazismo. Esta é uma prova. Tem outras?
prende essa ….
Esqueçam, o “ESSETEFE” irá dar um jeitinho de mudar o entendimento por algum atalho. Mas, só dessa vez. Assim que algum simpatizante da direita cometer o mesmo crime, isso mesmo, CRIME como dessa infeliz, tudo voltará ao normal e o cidadão será sumariamente preso.