publicidade
Política

Recusa do governo Lula em classificar PCC e CV como terroristas gera repercussão internacional

Imprensa estrangeira critica passividade do governo Lula diante de facções que exportam violência, drogas e medo

Governo Lula; EUA; Fachada do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, em Brasília, em alusão à nota sobre o governo Lula ser contra a anistia
Fachada do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, em Brasília | Foto: Divulgação/Senado Federal

A hesitação do governo Lula em classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas vem chamando atenção interernacionalmente.

Veículos da imprensa internacional, como a Reuters, o jornal britânico The Guardian e o singapurense The Straits Times, repercutiram o caso.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A reportagem da Reuters, publicada nesta semana, destaca o impacto transnacional do crime organizado brasileiro, que já domina rotas do tráfico de drogas na América do Sul e estabelece conexões com máfias internacionais. Segundo a agência, o Brasil se recusa a dar um passo decisivo no combate ao crime organizado.

O The Guardian repercutiu a notícia com críticas veladas ao governo brasileiro e falou do tráfico de armas e lavagem de dinheiro promovidos pelas facções.

Em Singapura, o The Straits Times publicou que as autoridades norte-americanas disseram que uma designação terrorista poderia ajudar o governo a aplicar sanções, levantar recursos e atingir cadeias de suprimentos criminosas.

Governo Lula recusou a sugestão feita pelo governo de Donald Trump

Na terça-feira 6, o Palácio do Planalto recusou a sugestão feita pelo governo de Donald Trump de enquadrar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A ideia foi apresentada durante um encontro em Brasília, entre representantes brasileiros e uma delegação dos EUA chefiada por David Gamble, responsável interino pela Coordenação de Sanções no Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Rosângela Gomes
    Rosângela Gomes

    Ele não quer prejudicar seus principais eleitores

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.