O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, participou da bancada do Jornal da Cultura nesta quinta-feira, 15. Na ocasião, Vicente chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de ‘herói nacional’.
Vicente justificou dizendo que Moraes agiu dentro dos termos da lei durante as investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
Leia mais notícias de Política em Oeste
Para Vicente, Moraes está conduzindo o processo de forma “correta, serena e severa”. O reitor ainda afirmou que o ministro está garantindo os direitos de todos os envolvidos e seus advogados.
O reitor também disse que o ministro não pode ser afastado enquanto não finalizar o processo e punir todos os responsáveis.
Para Vicente, afastamento de Moraes não é “razoável”
Em sua fala no programa da TV Cultura de São Paulo, José Vicente também comentou o pedido de afastamento de Alexandre de Moraes, feito pelos advogados de defesa de Bolsonaro. Vicente afirmou que o afastamento é improvável e que, caso aconteça, não será “razoável”, visto que, para ele, o ministro está participando das investigações de uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Os advogados de Bolsonaro protocolaram a arguição de impedimento no STF na quarta-feira 14. A solicitação é assinada pelo advogado Fabio Wajngarten e outros profissionais e foi direcionada ao presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Além do afastamento de Moraes, a defesa do ex-presidente da República quer a anulação de todos os atos adotados pelo ministro até agora.
Leia mais em: “Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre suposta tentativa de golpe”
Na petição, os advogados afirmam que Moraes é, ao mesmo tempo, vítima e juiz do processo, o que é proibido pela legislação brasileira. A existência de um juiz imparcial para o julgamento de uma casa é uma regra de todos os regimes democráticos.
“Tanto o conteúdo da representação [da Polícia Federal que investiga a suposta tentativa de golpe] quanto a decisão revelam, de maneira indubitável”, afirma a defesa de Bolsonaro. “Uma narrativa que coloca o ministro relator no papel de vítima central das supostas ações que estariam sendo objeto da investigação, destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa.”
Leia também: “Prova? Para que prova?”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste
Só uma mula imbecil pode fazer esse tipo de comentário. Vá puxar saco no inferno. E é reitor …… Pobre país.
REITOR JOSÉ VICENTE vc é um idiota inepto boçal pateta tonto …..
Que paspalho…!
Esse senhor, ignorante em História do Brasil, não deve saber quem são os verdadeiros heróis brasileiros. É mais um a fazer parte da turminha dos apoiadores hipócritas do atual governo. Será que ele já ouviu falar de Joaquim José da Silva Xavier, Almirante Tamandaré, Oswaldo Aranha, Duque de Caxias, José Bonifácio, Maria Quitéria e até Ayrton Senna, entre muitos outros?
Enquanto a água não bater na b… deles por conta desses autoritarismo frequentes que, vão bater a todos aí tudo bem, tudo normal, consideram dentro da lei.
Imaginem a carga de ignorância, complexo e ódio, de um indivíduo que nega a Constituição que nos obriga a todos. O que demonstra sua total inaptidão para com os costumes e os padrões da sociedade, com suas regras e leis.
É o que temos e o que se encontra nesse governo instituído à força, por fraudes, coações e persecuções aos que não são de esquerda.
Triste Brasil por não ter se defendido de indivíduos como esse!
MAIS um abestalhado de uma universidade cujo nome mostra a ideologia a que submete os seus pouquíssimos participantes, que são doutrinados pelo seu Reitor e professores. Este senhor e o atual ministro dos direitos (desu)humanos podem se dar as mãos e pedir o boné pois, mostram seu terror por quem não coaduna com suas ideias.
Qual será o próximo herói nacional de tão prestigiosa e imprescindível universidades?
Mula sem cabeça?
Boto cor de rosa?
Corupira, também conhecido como corrupira?
Ou o famigerado…..
Saci de perna cruzada .. ….
Imagina a qualidade do ensino!
tá explicada a razão das quotas…
Nem sabia que tinha essa universidade, o Reitor não deve ser bacharel em Direito, pois do contrário acharia que tudo foi, de fato, ilegal, e se tem algum conhecimento jurídico, está agindo de má fé como seu ‘herói’.
Universidade Zumbi dos Palmares. Acho que já está na hora de se inaugurar outra com o nome de Virgulino Ferreira da Silva.
O nome da universidade já diz ao que veio este reitor. A bússola moral dele está totalmente quebrada.