A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), protocolou, nesta quinta-feira, 14, um requerimento pedindo a acareação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo.
Cid já prestou depoimento ao colegiado, mas ficou em silêncio. Uma segunda convocação do militar também já foi aprovada, mas ainda não há previsão para que ela aconteça.
A ala governista aumentou a expectativa em relação ao depoimento do tenente-coronel depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou a delação premiada entre ele e a Polícia Federal (PF). Já o ex-presidente Bolsonaro é alvo de requerimentos na comissão, mas não teve nenhum aprovado ainda.
“Temos a delação premiada do Mauro Cid, em que há vários fatos descortinados”, explicou Eliziane. “Não há dúvidas que a delação poderá trazer contribuições significativas na reta final da CPMI. Estarei apresentando um requerimento de acareação entre Mauro Cid e Bolsonaro.”
Para pautar e aprovar o documento é necessário que a CPMI realize uma sessão deliberativa quanto antes. Contudo, o presidente do colegiado, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), disse que não pretende fazer uma sessão de votação, se oposição e governo não fecharem um acordo em relação à pauta da comissão.
“Tenho buscado levar sempre à votação um acordo tentando respeitar a proporção das bancadas”, explicou Maia. “A cada três requerimentos aprovados pela maioria, aprova-se um da minoria. Devemos ter muito cuidado com os direitos da minoria. Queremos construir um acordo para que as oitivas da oposição sejam aprovadas, em especial, os relacionados a Força Nacional de Segurança.”
Na terça-feira 19, o colegiado deve ouvir o general Walter Braga Netto, ex-ministro da gestão Bolsonaro. Conforme apurou Oeste, é possível que, na mesma data, ocorra uma reunião a portas fechadas com os membros da CPMI. No encontro, os parlamentares devem fechar um acordo sobre a próxima sessão deliberativa.
À reportagem, o deputado federal Filipe Barros (PL-SP) explicou que a oposição não vai fechar acordo para aprovar a acareação entre o ex-presidente e Cid.
Palhaçada 🤡 não dar em nada
Outra palhaçada é essa CPMI, primeiro essa Elisiane não tinha que ser relatora de nada o relator tem que ser alguém que originou a CPMI e todo mundo sabe quem é esse governo terrorista comunista bandido genocida ladrão estelionatário narcotraficante e etc está aí na base da fraude. Quero mesmo ver se vai ficar nessa retórica com esses doidos e doidas do PT PSOL fazendo populismo rasteiro
Será que esta personagem respira sem autorização do famigerado Dino!?…
…
Eliziane Gama se comporta como o que realmente é: uma lacaia de baixíssimo nível do atual ministreco do Maranhão. Nula de capacidade intelectual, depende do assessoramento das diversas mulas disponíveis para continuar protagonizando as palhaçadas diárias na CPMI.