Como já se esperava, o presidente Jair Bolsonaro deve ser um dos principais alvos da CPI da Covid, que está prestes a aprovar seu relatório final e encerrar os trabalhos no Senado. O relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta sexta-feira, 15, que deve pedir o indiciamento do chefe do Executivo por pelo menos 11 crimes supostamente cometidos durante a pandemia.
As declarações do parlamentar foram dadas em entrevista à rádio CBN. Os crimes apontados no relatório final, a ser votado pela CPI no dia 20, são epidemia com resultado de morte, infração de medidas sanitárias, emprego irregular de verba pública, incitação ao crime, falsificação de documento particular, charlatanismo, prevaricação, genocídio de indígenas, crimes contra a humanidade, crimes de responsabilidade (o que poderia ensejar um pedido de impeachment) e homicídio por omissão.
Leia mais: “Em parecer, Ives Gandra rebate CPI e afirma que Bolsonaro não cometeu crimes na pandemia”
“[Homicídio por omissão] Significa, em outras palavras, que o presidente da República descumpriu seu dever legal de evitar a morte de milhares de brasileiros durante a pandemia”, justificou Calheiros.
Leia também: “Os aloprados inquisidores da CPI”
Depois da votação do relatório final da CPI, o texto deve ser encaminhado ao Ministério Público (MP), que decidirá se acolhe ou não os eventuais pedidos de indiciamento. Cabe ao MP apresentar uma possível denúncia ao Judiciário.
No caso de Bolsonaro, o eventual indiciamento precisa ser apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem a prerrogativa de abrir ações penais contra o presidente da República.
Leia mais: “Renan: ‘Não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório’”
Ai deles quando o reto e justo juiz, que habita num alto e sublime trono, der a sentença e fazer cumprir a pena contra esse filhos do adversário!
Enquanto tivermos políticos tipo Renão, Azia , Huncerto Bhosta, Otto Alencardiaco, Rã Dolfe, etc,etc o Congresso continua um esgoto só…
Esses pulhas não pensam no Brasil, seus limites são a pinta de seus narizes e seus bolsos, o resto que se exploda…
Devem estar desapontados. Depois de tantos meses de “trabalho” e dinheiro gasto do contribuinte, do que acusar? Nenhum crime de corrupção ou desvio. Aliás, onde houve desvio, optaram por não investigar. Deveriam ressarcir aos cofres públicos o dinheiro gasto com a cpi do circo.
VÁRIOS SENADORES QUE PARTICIPARAM DA CPI CIRCENSE, PONDO LENHA NA
FOGUEIRA PARA INCRIMINAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEVERÃO ENFRENTAR
AS URNAS EM 2022 PARA CONTINUAREM NO SENADO OU MIGRAREM PARA OUTROS
CARGOS, A FIM DE NÃO PERDEREM BENESSES. QUE O POVO SAIBA DIZER QUEM
DEVE OU NÃO CONTINUAR NA VIDA PÚBLICA!!! JÁ HOUVE QUEM DISSE, COM MUITA PROPRIEDADE, QUE O POVO NÃO É VÍTIMA, MAS CÚMPLICE!!!
Bom, ninguém pode dizer que ele não entende de indiciamentos.
Ser indiciado por um sujeito desse é uma honra.
Um dos maiores bandidos desse país querendo julgar alguém! Só na República Bananeira do Brasil mesmo….rssss
Isso não é política, não dá para compactuar com este tipo de vigarista. Para ser político o mínimo que precisava ter é vergonha na cara. Um sujeito desses faz uma merda dessas e depois vai rir da nossa cara. Estou perdendo a paciência com esse tipo de coisa.
O “relatório” tem assinaturas de “juristas” e advogados porta de cadeia… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
11 crimes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Com essa cara de tantã espantado, este vigarista não vai convencer ninguém, com o seu relatório fajuto.
Se fosse verdade todos os presidentes de todos os países deveriam ser indiciados também ou só no Brasil que pessoas morreram ?
bandido safado, vagabundo este senhor, tremendo cara de pau. E saber que quem banca esse circo macabro é o contribuinte. Faxina no congresso nacional urgente, temos que banir da vida pública esses bandidos travestidos de políticos. Já passou da hora.
Bandido, asqueroso, cínico, sem vergonha, cretino a toda prova, se faz de gente de bem, o que ele jamais será, porque já tem o lugar reservado no inferno. Manipulador de quinta categoria, não passa de uma parasita gigante, que sustenta do estado e nada da em troca, só a bandidagem.
Os crimes apontados por este Asno, vestido de senador, e seu bando são uma piada. Fazem a alegria nas universidades de direito pelo Brasil. kkkkkkkkkkkkk
Renan indiciando quem quer que seja já é um absurdo em si. Este canalha está esses meses todos nessa porcaria de cpi queimando dinheiro público para salvar o rabo sujo dos crápulas do stf, que de fato retiraram os poderes do presidente da república em lidar com a gripe chinesa. É isso, esses vermes usam a coisa pública como se estivessem no banheiro de suas casas cagando. Até quando Brasil???
Quem te viu, quem te vê!
Um dos maiores bandidos que essa nação teve o desprazer de ter como indivíduo, agora arrota como justiceiro!
Alagoanos, por favor…
Quem diria que passaríamos o ano falando do cabra safado do Renan. Mais um malefício da pandemia de Covid-19.
ZERO PESSOAS ESPERAVAM OUTRO tipo de relatório. Só mesmo aqui um cidadão desses posa de arauto da idoneidade. Relatório final tbem deve recomendar a impressão do mesmo em folhas semelhantes ao papel higiênico NEVE SOFT, para que possa ser distribuído em todos botecos, rodoviárias e assemelhados, economizando assim na compra de papel higiênico normal. Acredito que será um sucesso com certeza.
Por favor, alguém pode responder a razão de nenhum dos governadores, publicamente acusados pela Polícia Federal e Ministério Público de terem roubado milhões de reais dos bilhões que o governo federal enviou aos estados para o tratamento do covid, enfrentar convocação para depor nessa CPI da galhofa? Nem mesmo secretários de saúde que foram presos, a exemplo do que aconteceu no Amazonas e em outros estados, foram convocados para depor. E por que? Será que não foram convocados em razão do parentesco de alguns desses governadores com integrantes da CPI, a exemplo de Jader Barbalho e Renan Calheiros?
KKKKK há tá 11 crimes deste circo que não investigou quem deveria, só na cabeça ordinária deles, e as provas disto coroné vocês tem de fato? ou só querem jogar ai no vento pra fazer barulho e desgastar o PR!! e os indiciamentos deste capitãozinho do mato todos parados lá nos amiguinhos do Sinédrio, Quero ver as provas destas acusações, só com narrativas é ruim heim!!! se não tiver quem tem que ser indiciado por fraude e acusação caluniosa e perder o mandatinho e o forinho são estes sujinhos ai né.
Indicia sem ouvir a defesa do Bolsonaro e de outros.
Triste país onde um criminoso como. Renan é protegido pelo STF e fica livre para tocar o circo do Senado.
Esse vagabundo, quer que o presidente dispute com ele, o número de processos que tem nas costas, se o PGR realmente tiver juízo, arquiva tido.