O ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Ricardo Cappelli iniciou a semana como o novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A nomeação foi publicada na sexta-feira 2, no Diário Oficial da União.
Jornalista, Cappelli aceitou o convite do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O órgão é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, pasta liderada por Alckmin.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Cappelli, que foi o interventor da segurança pública do Distrito Federal depois das manifestações de 8 de janeiro de 2023, deixou o Ministério da Justiça diante saída de Flávio Dino. Os dois são filiados ao mesmo partido, o PSB.
No anúncio do novo presidente da ABDI em 31 de janeiro, Alckmin destacou que Cappelli contribuirá com sua “experiência e compromisso público à missão da neoindustrialização” do governo Lula.
Quem é Ricardo Cappelli, o novo presidente da ABDI
Ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli era o número 2 da pasta sob gestão do ex-ministro Flávio Dino. Ele deixou o cargo com a saída de Dino, que vai ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de interventor do Distrito Federal, Cappelli foi chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Ele assumiu o GSI depois da demissão do general Gonçalves Dias.
+ TCU indica prejuízo de R$ 500 milhões em contrato da Petrobras no governo Lula
Criada em 2005, a ABDI tem como objetivo estimular a transformação digital, a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo. Isso em empresas, na indústria e no segmento de serviços.
Outro foco da ABDI é tornar a indústria nacional mais produtiva e sustentável por meio do uso de novas tecnologias. Em 2024, o orçamento da agência é de mais de R$ 225 milhões.
Leia também: “Oposição discute estratégia e articula apoio para anistia a presos do 8 de janeiro”
Pobre Industria Brasileira.
Esse senhor Capelli não entende absolutamente nada de indústria tal qual o medico e politico sem valores morais, Geraldo Alkmin.
Trata se apenas de arrumar emprego para os apaniguados do governo ilegítimo do Lula..
Quantos funcionários tem esta agência ? Alguém saberia informar ?
Mais um aspone para pegar dinheiro do contribuinte e esperar para se eleger em 2026. Pela graça de Deus, nunca será eleito para nada.