Sem citar nomes, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MBD), criticou, nesta segunda-feira, 22, a proposta do ex-presidente do PT e ex-deputado federal José Genoino, que defendeu o boicote a empresas de judeus no Brasil.
“Enquanto celebramos o Combate à intolerância religiosa, repudio veementemente qualquer forma de ataque ou discriminação”, escreveu o pré-candidato à reeleição em seu perfil oficial no X/Twitter. “Em São Paulo, defendemos a coexistência pacífica de todas as comunidades. A proposta de boicote às empresas de judeus é inaceitável; não à perseguição e não à divisão. Aqui, promovemos a união.”
Como mostrou Oeste, durante uma live no sábado 20, o ex-presidente do PT disse que é “interessante essa ideia do boicote por motivos políticos que ferem interesses econômicos”.
+ Petistas seguem Genoino com publicações antissemitas nas redes
“Inclusive tem esse boicote em relação a determinadas empresas de judeus”, declarou Genoino. “Inclusive, eu acho que o Brasil deveria cortar relações comerciais na área de segurança e defesa com o Estado de Israel.”
O posicionamento do ex-presidente do PT foi uma resposta ao abaixo-assinado feito por empresários contra o apoio do Brasil à denúncia contra Israel por “genocídio”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou a denúncia apresentada pela África do Sul à Corte Internacional de Justiça pelo suposto “genocídio” de Israel na guerra contra o grupo terrorista Hamas, na Palestina. Israel refutou as afirmações da África do Sul.
+ Deputado estadual aciona Ministério Público contra José Genoino
Na esteira de críticas a declaração de José Genoino, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) escreveu nas redes sociais que o “boicote a empresas de judeus não é novo” e que “o nazismo começou assim”.
Conib repudia falas de José Genoino
Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou veementemente as declarações do ex-presidente do PT e classificou a fala como “antissemita”.
“O antissemitismo é crime no Brasil”, destacou a entidade. “O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto.”
+ Deputado anuncia saída do PT e reclama de Lula: ‘Trata muito mal o Paraná’
“A Conib mais uma vez apela às lideranças políticas brasileiras que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio, pois suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país”, concluiu.
Se fosse a fala de alguém da direita já estaria recebendo a visita da polícia federal dm casa.
Quem sempre esteve pendurado em sindicatos ou no governo, quem nunca trabalhou, como também temos como exemplo o Stalinácio, realmente critica os que sempre trabalharam para ter algum benefício. Cala a boca, Magdagenuina e vai trabalhar para não ter tempo de dar pitacos descabidos. Você não nos representa.