A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira, 27, que exigirá o passaporte sanitário contra a covid-19 “para o acesso e permanência do público no interior de estabelecimentos e locais de uso coletivo”.
Conforme definiu o decreto, também será obrigatório mostrar o documento, caso o paciente realize “cirurgias eletivas em unidades de saúde públicas e privadas”. As exigências começam a valer a partir do dia 1º de setembro.
Os cidadãos poderão mostrar o comprovante de imunização tanto da primeira quanto da segunda dose. No caso dos estabelecimentos e pontos turísticos, caberá aos funcionários controlar a entrada e saída das pessoas.
Entre outros estabelecimentos, a nova lei abrange: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico, clubes sociais, cinemas, teatros, museus e feiras comerciais.
Leia também: “O escândalo do passaporte sanitário”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 58 da Revista Oeste
Decreto não é lei!
Isso vai ficar assim? Estamos indo às ruas para reivindicar liberdade e esses déspotas que desgovernam estados e municípios vão continuar impondo suas regras torpes,? A vacinação nesse momento não deve ser obrigatória!!!Onde vamos parar?
Entendo que as entidades comerciais e de serviço não devem esperar: devem entrar com processos judiciais e com pedido de perdas e danos causados por decretos inconstitucionais.
É vedada qualquer forma de discriminação no tratamento de pacientes. Que tipo de precedente esse decreto pode ocasionar? Recusa em cirurgia de pacientes soropositivos, ou pessoas de diferentes religiões? Apartheid vacinal.
Gostaria de saber o critério utilizado para impedir um não vacinado de fazer uma cirurgia de catarata, por exemplo… Será que causa aglomeração???
Difícil acreditar que um Prefeito que perdeu o próprio pai com covid, apesar de “imunizado” com as duas doses da vacina, esteja nos obrigando a tomá-la.
É o fim!
Será que vão exigir para entrar nos ônibus também? Muita hipocrisia.
Decreto? O mínimo seria Lei Municipal?
Não pode fazer cirurgia eletiva? Quando a doença complicar e virar emergência, quem vai responder ao processo, o médico ou o Estado?
Isso é tão ilegal quanto um médico recusar-se a operar um paciente soropositivo por medo de se contaminar .
Primeiro obrigaram a população a ser cobaia de um experimento de vachina sem saberem os efeitos colaterais no corpo humano. Agora descobriram que nem com a segunda dose a vachina xing ling é eficaz e querem cobrar “passaporte sanitário” para entrar nos comércios ?
Desobediência civil é a palavra para esta falta de administração.
Concordo plenamente!!
E a DITADURA da NOM avançando a passos largos.
O eleitor carioca não aprende, elege cada coisa, a última foi esse trampolim de partidos políticos, a cabeça não pensa o corpo padece.
pronto. O NAZISMO COMEÇOU NO RJ. ONDE ESTÃO OS PROTESTOS? ESSA É A CRIAÇÃO DA SOCIEDADE POR CASTAS, ONDE UM GRUPO É PRIVILEGIADO E O OUTRO É LIXO.
Medida absolutamente inconstitucional que espero combatida pela sociedade e pelos indivíduos, inicialmente, junto ao judiciário. Entretanto, temo que apenas a desobediência civil, voltada especificamente à esse absurdo, surtirá efeitos mais rápidos e duradouros.
Na época em que os shoppings começaram a cobrar pelos estacionamentos, é isso mesmo, os shoppings não cobravam estacionamento, hoje vivem praticamente do valor cobrado deste. Os donos de shoppings ficam ricos com essa cobrança, pois toda a despesa do shopping é dos lojistas. Naquela época fui contra, lutei para não pagar, mas a maioria queria “pagar”, afinal quem não luta pelos seus direitos não merece te-los!!! Agora temos esse arbitrariedade, obrigação de usar um medicamento/vacina experimental, isto é, ser cobaia!!! E ai? quem vai para as ruas reclamar? a maioria morre de medo da Covid, assiste a rede globoLixo e morre de medo, prefere a covardia de viver sob uma ditadura a se rebelar!
Na epoca em que os shoppings começaram a cobrar pelos estacionamentos, é isso mesmo, os shoppings nao cobravam estacionamento, hoje vivem praticamente do valor cobrado deste. Os donos de shoppings ficam ricos com essa cobrança, pois toda a despesa do shopping é dos lojistas. Nessa época fui contra, lutei para nao pagar, mas a maioria queria “pagar”, afinal quem nao luta pelos seus direitos não merece te-los!!! Agora temos esse arbitrariedade, obrigação de usar um medicamento/vacina experimental, isto é, ser cobaia!!! E ai? quem vai para as ruas reclamar? a maioria morre de medo da Covid, assiste a rede globoLixo e morre de medo, prefere a covardia de viver sob uma ditadura a se rebelar, quem nao luta pelos seus direitos nao merece te-los!!!
Enquanto os FRANCESES fazem PIQUINIQUE na frente de restaurantes nas RUAS DE PARIS contra o passaporte sanitário, “os gênios” no Brasil aderem a tirania.
Mas vai falar isso para conhecidos. Vão falar que você não tem empatia, não pensa no próximo
Pessoalmente acho a obrigatoriedade dessa focinheira também um abuso de autoridade. Nunca houve um debate honesto quanto à eficácia dessa coisa.
Quem se sente protegido que use. Agora supor que todos nós estejamos infectados e qualquer ser humano que respira é um potencial depósito de virus, nem nossos bisnetos estarão livres disso.
Procrurei o assunto nos sites da prefeitura do RJ (https://prefeitura.rio;
https://coronavirus.rio), mas não encontrei nada relacionado à matéria publicada.
Haveria a possibilidade de indicar o endereço eletrônico da publicação da prefeitura, para poder tirar-mos essa dúvida?.
Não bastaria então continuar com a obrigação da focinheira nesses locais? Seria muita mais cômodo.
Pois não entrarei nem comprarei a lojas, empresas, ou o que quer que ofereça de serviço , onde exija um ato discriminatório desse. Como vc vai exigir algo das pessoas como se todas fossem iguais. Crianças, adolescentes, jovens e adultos com menos de 50 anos não se mostrou benéfico. Impor vacina a todos indiscriminadamente é crime! Onde está a liberdade individual. E quem não se vacinou não leva a maior risco de transmissão se comparados aos vacinados. Insensatez é arbitrariedade.
PAES É CONTRA A CONSTITUIÇÃO QUE NÃO RECONHECE TAL MEDIDA #DESOBEDIENCIACIVIL PELO POVO O UNICO SUPREMO E TAMBEM PELA POLICIA NINGUEM VAI MONITORAR E FISCAIS SERÃO RENDIDOS A FORÇA. MANDE IMPOR VACINA EXPERIMENTAL NA PLINPLIN DA M@E DELE
Nao dura 1 semana esse decreto, basta uma pequena pressão q ele abre as pernas.
Quiseram fazer isso no comércio em São Paulo e o Prefeito teve que recuar. É burrice.
Acredito que os abusos por conta dessa pandemia não acabam mais, uma vez que a sociedade permitiu todo tipo de medida insana para”conter o virus”. Quando não se põe o pé na porta ao primeiro desmando, é impossível impor respeito futuramente.
Concordo totalmente. É o caso do Bolsonaro com relação a esse STF, foi cedendo até que se chegou a essa situação, agora tem que tomar atitudes extremas para corrigir o problema.
Este assunto me interessa mto. Me explique que medidas ele poderia ter tomado para “conter” o stf no início da mandato.
Concordo, não sei que medidas Bolsonaro poderia ter praticado contra o STF