O prefeito de Sorocaba e candidato à reeleição, Rodrigo Manga (Republicanos), lidera em intenções de voto. É o que indica o levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 2.
No cenário estimulado, que é quando a lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados, Manga aparece com 74,4%.
O integrante do Republicanos também lidera de forma isolada na pesquisa espontânea, quando o público responde sem ouvir os nomes dos políticos na disputa. Nessa parte, ele registra 49,4% das intenções de voto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Manga aparece na primeira colocação — e bem distante dos adversários — na simulação de votos válidos. Isso é quando o instituto exclui do cenário estimulado as porcentagens de branco/nulo/nenhum e não sabe/não respondeu. Nessa parte, o atual prefeito sorocabano contabiliza 83,6%.
Além disso, 81,9% dos entrevistados disseram aprovar a atual gestão à frente da Prefeitura de Sorocaba. A desaprovação ficou em 15,4%, enquanto não sabe/não respondeu registrou 2,7%.
Prefeitura de Sorocaba: cenários com Rodrigo Manga na liderança
Confira, abaixo, as íntegras dos cenários do levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Sorocaba.
Estimulado:
- Rodrigo Manga (Republicanos) — 74,4%;
- Paulinho do Transporte (PT) — 7,1%;
- Danilo Balas (PL) — 6,9%; e
- Calebe Henrique (PCO) — 0,6%.
Nenhum/branco/nulo representa 6,4%. Não sabe/não respondeu, 4,6%.
Espontâneo:
- Rodrigo Manga (Republicanos) — 49,4%;
- Danilo Balas (PL) — 2,9%;
- Paulinho do Transporte (PT) — 2,6%; e
- Calebe Henrique (PCO) — 0,3%.
Nenhum/branco/nulo representa 4,9%. Não sabe/não respondeu, 40%.
Votos válidos:
- Rodrigo Manga (Republicanos) — 83,6%;
- Paulinho do Transporte (PT) — 8%;
- Danilo Balas (PL) — 7,7%; e
- Calebe Henrique (PCO) — 0,6%.
Dados da pesquisa
O Paraná Pesquisas registrou o levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Sorocaba no Tribunal Superior Eleitoral, com o protocolo SP-02922/2024. O instituto entrevistou 700 pessoas, de 28 de setembro a 1º de outubro. Com margem de erro de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, o grau de confiança do material é de 95%.