A ministra Rosa Weber assumiu na tarde desta segunda-feira, 12, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a posse, o ministro Luís Roberto Barroso passa a ser o vice-presidente da Suprema Corte.
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, como o procurador-geral da República, Augusto Aras. O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), não compareceu. Essa é a terceira vez que uma mulher assume o comando do STF. O ex-presidente da República José Sarney estava na cerimônia, assim como os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Rosa Weber foi indicada para a Corte por Dilma Rousseff em 2011 e será a terceira mulher a presidir o STF. Em seu discurso, ela defendeu o respeito à Constituição, a separação de Poderes e a rejeição aos discursos de ódio, que, segundo ela, não podem ocorrer no Estado Democrático de Direito.
“São instituições incompatíveis com a liberdade de pensamento”, afirmou a nova presidente do STF.
Em seu discurso, a ministra afirmou que caminha de “forma serena” na magistratura e aproveitou para tecer elogios aos seus colegas, Alexandre de Moraes e Luiz Edson Fachin, presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ela, a Corte irá garantir a legitimidade e a segurança do processo eleitoral.
“Mais uma vez garantirá a legitimidade do processo eleitoral e a fiel segurança das urnas”, afirmou
Quem é Rosa Weber?
Gaúcha nascida em Porto Alegre, Rosa Weber formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991. Integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região entre 1991 e 2006. A partir de 2006, tornou-se ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Ficou na Corte Superior até 2011, quando assumiu o posto no STF por indicação da então presidente, Dilma Rousseff (PT). A posse foi em 19 de dezembro daquele ano. Foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012 a 2020. Presidiu o TSE (2018-2020) quando a Corte barrou a candidatura de Lula na disputa em que Bolsonaro se tornou presidente. Weber é casada com Telmo Candiota da Rosa Filho, procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Sul. Tem dois filhos.
Bolsonaro já devolveu o exemplar da Constituição ao STF?
Depois que Bolsonaro foi presenteado pela Rosa Weber com um exemplar da Constituição, o STF ficou sem nenhuma cópia, e por isso é o Câncer do Sistema Jurídico no Brasil.
Peça o exemplar de volta ministra, faça valer a Constituição e não a militância. Faça esse Brasil ser digno, você pode mudar a história do Brasil.
Mais do mesmo.
Uma senhora que nunca mostrou o porquê veio. Não faz falta alguma. Uma pena ter uma figura tão fraca e ideologicamente retrógrada assumir um posto tão importante na Justiça. Podemos esperar muita confusão e muita falta de respeito aos demais Poderes. Não tenho ilusão com essa senhora, é mais do mesmo, infelizmente. Pobre Brasil….
Parece que quem assumiu o STF foi o Alexandre de Moraes na carcaça da véia Rosa.
Deu saudade da outra gaúcha, Ellen Gracie Northfleet.
Indicada da Dilma, vai desestocar o vento.
Nada a a acrescentar de bom no stf.