O Estado de São Paulo registrou uma queda histórica no número de roubos em geral no mês passado. Em novembro, foram 15 mil ocorrências de roubos no Estado, queda de 18,9% em relação aos casos do mesmo período de 2023. A marca é a menor já registrada para um mês desde 2001, quando começou a série histórica.
No acumulado do ano, a queda foi de 15,3% e chegou a 177,4 mil registros — também o menor índice em 24 anos para roubos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 30, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Outros delitos, como furtos, roubos de cargas e de veículos, também caíram no período. Os indicadores de roubos de carga caíram 39,1% na análise mensal e passaram de 571 para 348 ocorrências em novembro deste ano, o menor patamar desde 2022. Nos 11 meses do ano, a redução chega a 23,1%.
Já os boletins de ocorrência relacionados a roubos de veículos chegaram a 2.868 em novembro, 425 a menos do que em 2023 — redução de 12,9%. No ano, a queda foi de 16,4% no comparativo, com 28,3 mil registros — segundo menor índice desde 2001.

Queda nos roubos resulta do aumento do efetivo policial
O ano de 2024 foi marcado por reforço histórico na segurança pública do Estado de São Paulo, com a chegada de 7,8 mil novos policiais militares, civis e técnico-científicos, a maior contratação de agentes dos últimos 14 anos.
Neste ano, a Polícia Civil paulista realizou a maior nomeação da história, com mais de 4 mil agentes formados na Academia de Polícia. Na Polícia Militar, por sua vez, foram mais de 4 mil novos integrantes.
“Desde o início da gestão, o objetivo foi sanar as maiores dores das instituições, sendo a principal delas a falta de efetivo”, conta o secretário da SSP, Guilherme Derrite. “Tenho certeza que a chegada desses novos policiais está fazendo a diferença nas unidades, ampliando as nossas forças para combater a criminalidade.”
Leia também: “Justificando o crime”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 200 da Revista Oeste
Derrite vai ser candidato ao governo ou ao Senado, diz Ciro Nogueira
Derrite determina afastamento imediato de policial que jogou homem de ponte em São Paulo
‘Governo federal quer doutrinar as polícias’, diz secretário de Segurança Pública de SP
O combate à criminalidade em São Paulo está dando certo, a ponto do STF tomar providências atacando o governador de São Paulo e a polícia paulista. O STF e o “governo” não desejam que as polícias sejam eficientes e procuram ditar regras para engessar o trabalho policial, como câmeras corporais, restrição ao uso de armas, etc. Há anos que a esquerda vem trabalhando para proteger os bandidos e agora conta com o precioso apoio do STF e do lacaio que lá esteve e hoje é o ministro da justiça e segurança pública de lula .
É deste tipo de ação policial que o povo paulista gosta.
Policiais treinados, com equipamentos, inteligência, viaturas e armamento de primeira linha.
A bandidagem tem medo de bala.
Parabéns ao secretário Derrote, pelo ótimo trabalho que está fazendo.
Parabéns ao governador Tarcísio.
Continuem nesta linha .