É praticamente certa a saída de Paulo Pimenta da chefia da Secretaria de Comunicação (Secom). Ao menos é o que disseram ao O Globo os assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo as fontes, a intenção é substituí-lo por Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de 2002.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A expectativa de Lula era retirar Pimenta do cargo ainda nesta semana, mas a cirurgia de emergência à qual o presidente foi submetido na madrugada desta terça-feira, 10, em São Paulo, vai atrasar os planos. A previsão é que o petista receba alta no fim de semana.
O destino mais provável para Pimenta seria assumir a liderança do governo na Câmara.
Embora na última sexta-feira, 6, Lula tenha declarado a aliados que pretende realizar mudanças na área de comunicação, ele indicou que essas alterações estavam previstas para o início do próximo ano.
Leia também: “Depois de críticas de Lula, Pimenta admite que pode ficar no ‘banco de reservas'”
“Há um erro do governo na questão da comunicação, e sou obrigado a fazer as correções necessárias”, afirmou Lula, na ocasião. “Essa é uma das minhas preocupações que quero começar a resolver no começo de ano.”
Insatisfação de Lula com Pimenta é recorrente
A insatisfação de Lula com a Secom não é novidade. Ele acredita que seu governo é significativamente melhor do que a percepção da população reflete e atribui esse descompasso à ineficiência de Pimenta e sua equipe. Por isso, vai trocar o chefe da área.
Com ele seria até melhor, digo como : Se a imagem do governo anda tão mal ao ponto de estar no fundo do poço, com o Pimenta eles iriam conseguir um alçapão no fundo deste poço.