O candidato do Podemos à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima, lidera as intenções de voto para o segundo turno, indica o Paraná Pesquisas. O instituto divulgou levantamento na manhã desta quarta-feira, 23.
No cenário de votos válidos, que é quando se excluem nulos, brancos e indecisos, Lima soma 56%. Representante do Cidadania na disputa, Alex Manente fica com 44%.
Para a parte da pesquisa estimulada, o candidato do Podemos registra 49,7%, contra 39% do político do Cidadania. Além disso, 7,2% formam o grupo de nenhum/branco/nulo. Por fim, 4,1% não souberam responder ou não quiseram participar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na briga para se tornar o próximo prefeito são-bernardense, Lima foi eleito vice-prefeito, em 2016. Em 2020, foi reeleito, mas renunciou ao cargo depois de se eleger deputado federal em 2022. O trabalho no Congresso Nacional, no entanto, não durou uma legislatura completa. A saber, ele perdeu o mandato neste ano, por infidelidade partidária — eleito pelo Solidariedade, havia migrado para o PSB. Com a cassação, Paulinho da Força assumiu a vaga.
A mudança do Solidariedade para o PSB e, mais recentemente, a ida para o Podemos não são as únicas movimentações partidárias na vida pública do candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Marcelo Lima já passou por siglas como PPS (hoje Cidadania), Patriota e PSD. Antes de ser vice-prefeito, ele foi vereador por dois mandatos consecutivos.
Oponente de Lima, Alex Manente cumpre o seu terceiro mandato como deputado federal. Assim como o candidato do Podemos, ele já foi vereador da cidade que integra o ABC Paulista. Além disso, o político do Cidadania foi deputado estadual em São Paulo. Essa é a quarta vez que ele se candidata a prefeito.
Dados estatísticos da pesquisa em São Bernardo do Campo
A fim de mapear as intenções de voto dos candidatos que disputam o segundo turno em São Bernardo do Campo, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em potencial. O trabalho nesse sentido ocorreu de 19 a 22 de outubro.
Leia mais:
A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. Dessa forma, o instituto afirma que o grau de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral. Assim, o código SP-09025/2024 serve como protocolo de acompanhamento.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São Bernardo do Campo tem cerca de 810 mil habitantes. Conforme a Justiça Eleitoral, o município tem quase 645 mil eleitores. A cidade, a saber, é o domicílio eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, o PT foi rejeitado — o petista Luiz Fernando Teixeira ficou na terceira colocação no primeiro turno.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste