Cerca de 48,1 mil eleitores de São Paulo deram votos nulos para prefeito nas eleições municipais do último domingo, 6, ao digitar o número 13, referente ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base no Registro Digital de Voto, fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), supondo que mais da metade desses votos com o número petista tenham sido registrados na intenção de escolher Guilherme Boulos (Psol), apoiado pelo atual presidente, o deputado federal teria pontos o suficiente para ultrapassar Ricardo Nunes (MDB) no primeiro turno.
Nunes ficou em primeiro com 1.801.139 votos, o equivalente a 29,48%, enquanto Boulos foi escolhido por 1.776.127 eleitores. A diferença entre os dois candidatos foi de 25.012 votos. Segundo o jornal, o total de votos nulos com o número 13 foi superado apenas pelos dígitos “00”, registrados por aproximadamente 258 mil eleitores.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Boulos vinculou sua imagem à de Lula durante a campanha
Durante sua campanha, Boulos buscou vincular sua imagem ao Partido dos Trabalhadores, além de ressaltar em suas agendas o apoio declarado do presidente Lula. Um dia antes das eleições, o deputado esteve com o petista e a candidata a vice Marta Suplicy (PT) em uma agenda realizada na Avenida Paulista.
Pablo Marçal (PRTB) também atribuiu a Boulos o número 13. “Independente se você vai votar no 13 do PT, faça o seguinte, digite 28, respira bem fundo e eu sei que você vai seguir seu coração”, disse o influenciador durante o debate da Record.
Outros 18 mil eleitores votaram no número “22”, do PL, partido do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro faz parte. Apesar de Nunes ter recebido apoio do líder bolsonarista durante o pleito, Marçal também buscou votos de eleitores com o mesmo apoio ideológico de Bolsonaro. O candidato do PRTB ficou em terceiro lugar no pleito, com 1.719.274 votos, equivalentes a 28,14%.
Principais números identificados nos votos nulos em São Paulo
Segundo o levantamento de O Globo, os votos nulos no número “00” foram dados por aproximadamente 258,8 mil eleitores. Em segundo lugar, está o número do PT. Veja a lista:
- 00 – 258.805
- 13 – 48.121
- 22 – 18.897
- 99 – 16.418
- 44 – 7.158
- 55 – 7.042
- 20 – 6.557
- 12 – 5.823
- 11 – 5.201
- 25 – 4.934
Em São Mateus, na zona leste, 1,3% dos votos válidos foram destinados para o número do PT. O cenário se repetiu no Jardim Helena e na Cidade Tiradentes, também na zona leste, onde o deputado federal saiu vitorioso, revelando que os possíveis erros de votação ocorreram em lugares onde ele contava com o maior apoio.
Na Cidade Dutra, localizada no extremo da zona sul, a diferença de votos poderia também ter mudado o resultado a favor de Boulos. Na região, foram identificados 1.797 votos no número 13, o que, segundo o levantamento, poderia ter permitido a Boulos superar Ricardo Nunes.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Excelente demonstrativo do nível de inteligência e cultura dos eleitores do nefasto e do partido das trevas. Incontestável!
Foi a primeira coisa que pensei…!
Uma vez o Pelé disse algo como, “o brasileiro não sabe votar.” Acho que estava certo e vai piorar!
A Globe agora deve realizar uma reportagem no Fantástico “orientando” a ter mais cuidado ……
Eleição, no Brasil nesse modelo atual é caro e não representa de forma clara o desejo do eleitor.
Duas bostas que só servem para entupir vaso sanitário!