O atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disputará o segundo turno da eleição municipal com a deputada federal Maria do Rosário (PT). Com quase 100% das urnas apuradas, o emedebista atingiu 49,7% dos votos, enquanto a petista alcançou 26,27%.
Advogado de 66 anos, Melo é prefeito de Porto Alegre desde 1º de janeiro de 2021. Antes, ocupou a gestão da capital gaúcha como vice de José Fortunati, entre 2013 e 2016. Durante 12 anos, entre 2001 e 2012, foi vereador da cidade e foi também deputado estadual do RS de 1º de fevereiro de 2019 até 1º de janeiro de 2021.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Sob a gestão de Melo, Porto Alegre, assim como outras cidades do Estado, sofreu com as fortes chuvas de maio de 2024. A água causou inundações de proporções históricas na cidade.
Já Maria do Rosário, de 57 anos, além de política, é professora. Foi vereadora 1º de Porto Alegre de 1993 até 1998. De 1999 a 2002, foi deputada estadual do RS e, atualmente, ocupa cargo no Congresso Nacional, como deputada federal.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
Já a advogada Juliana Brizola (PDT), de 49 anos, neta do ex-governador Leonel Brizola, foi vereadora de Porto Alegre de 2009 até 2011. Em 2012, deixou o cargo para assumir como deputada estadual no RS, cadeira que ocupou até 1º de fevereiro de 2023.
Em agosto, pesquisas mostravam que Juliana tinha apenas 11% das intenções de voto da população da capital gaúcha. Já em setembro, a candidata conseguiu conquistar mais votos para este pleito, no começo de outubro.
As lições que o estado do RS e Porto Alegre tiveram por ocasião da catástrofe das enchentes e das péssimas administrações estadual e federal que custaram vidas e prejuízos incalculáveis e irrecuperáveis, não foram suficientes para a população de Porto Alegre aprender que um candidato de esquerda é na realidade a maior tragédia que pode se abater numa cidade, estado ou país. A burrice é algo difícil de se quantificar e limitar.
Gostaria de saber como é que alguém em sã consciência consegue votar na Maria .do rosário .
Não é possível , especialmente sendo de Porto Alegre .
Caramba , o que uma pessoa dessa pensa?
Não entendo como uma pessoa dessa vê o mundo.
Repito ,,,,,, Não é possível .
Gnt, como pode Porto Alegre ainda “pensar” em votar no pt! Mãe de Deus !
Gaúcho é um comunista ferrado mesmo !!!
Gaúcho é um comunista ferrado mesmo !!!
Precisamos ter eleições todo dia para o povo aprender a votar.