O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, revelou nesta sexta-feira, 10, os planos do governo de controlar a circulação de armas e munições no país. Ele proferiu a declaração no primeiro encontro do grupo de trabalho que pretende reestruturar a legislação sobre o tema.
“Vamos fazer isso com uma grande capacidade de diálogo e de audição, inclusive da sociedade civil e de atores no governo, especialmente o Exército e a Polícia Federal, que são responsáveis pelo cadastramento, pelo controle, pelo registro e até pela destruição das armas portadas irregularmente”, afirmou Alencar.
Relacionadas
O grupo de trabalho tem representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa, do Ministério da Fazenda, da Polícia Federal, do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Nacional do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União e de instituições sem fins lucrativos.
Alencar disse que a reestruturação das leis sobre armas é fundamental para a garantia da segurança pública. “É a diretriz política que deu o presidente da República e o ministro Flávio Dino”, acrescentou.
Relacionadas
O Diário Oficial da União publicou, em 3 de fevereiro, a portaria que designou o grupo de trabalho. Os integrantes analisam as leis e os decretos que suspendem a transferência de armas e munições de uso restrito por caçadores, colecionadores e atiradores. As normas restringem também a quantidade de aquisição de armas e munições e suspendem as concessões de novos registros de clubes e escolas de tiro.
Mitos e fatos
Entre 2019 e 2022, o número de pessoas com acesso a armas aumentou 473%, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em junho do ano passado. Antes de 2018, havia pouco mais de 117 mil certificados de registros ativos para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). Já no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), esse número saltou para cerca de 197 mil cadastros. Em junho de 2022, foram quase 674 mil pessoas com acesso a armamentos no país, segundo o Exército.
Nos dados da Polícia Federal, o número de armas registradas no país também disparou. Em 2017, eram aproximadamente 640 mil. Em 2021, passaram a ser 1,5 milhão — aumento de 133% em quatro anos.
Relacionadas
A expansão fica evidenciada também no número de clubes de tiros esportivos. Em 2021, foram abertas 457 entidades do gênero, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. Ao todo, segundo dados do Exército, existem pouco mais de 2 mil unidades ativas no país.
Ao mesmo tempo em que houve o aumento da circulação de armas no país, ocorreu a diminuição dos indicadores de mortes violentas. Só em 2021, por exemplo, foram menos 6%: cerca de 47,5 mil pessoas, o que corresponde a 22,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes. É a menor taxa desde 2011, primeiro ano em que o índice foi registrado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O assinante pode ler uma reportagem sobre as armas ao clicar neste link.
Em tempo:
QUEM É TADEU ALENCAR?
É pernambucano e do partido do prefeito que comprou respiradores para porcos na pandemia, e que era pilar de apoio do governo Estadual nos últimos 15 anos…
Mas como não conseguiu se reeleger a deputado federal, foi compor a SENASP, sem NUNCA ter trabalhado na área ou no setor. E não precisamos discutir muito, pois comunistas/socialistas são a perfeição da falta de competência, pois aqui em PE as mortes por 100 x mil sempre estiveram acima de 30 mil, e já chegou a quase 60 mil na gestão do grupo de Tadeu, ou seja, é através do não saber fazer que eles querem nos dizer o que fazer, pode?💩
Em breve, um novo seguimento para o mercado negro de armas e munições.
Exatamente!
É coisa de DESgoverno forçar os cidadãos de bem a irem para o mercado negro visando manter seu direito natural de legítima defesa.
Será que alguém da OAB da direita não pode entrar com ação no STF arguindo o cumprimento do referendo de outubro 2005 tem que ser respeitado? Afinal, 63,94% da população foi contra a proibição de vendas de armas de fogo.
Amigo, OAB?
Essa instituição JAMAIS estará ao lado dos homens de bem, e não à toa, via de regra, a OAB tem dado todo apoio à política nefasta dessa gente.
Essa gente ignora tudo o que está acontecendo à volta, e caminham só para a frente, mesmo errado! Tudo está errado, desde a “boa intenção”! Deveriam intensificar as buscas nas localidades, onde sabidamente se encontram armas. Mas sabemos que as nossas palavras fazem eco, vão e voltam! É mais fácil tomar as armas de quem endereço certo, andam na lei.
Mas o objetivo não é garantir segurança, mas desarmar o povo de forma que não possa reagir.
Perfeito!
Imagine o STF determinar o desarmamento de todos os integrantes de facções nos morros do RJ? NUNCA! Antes até impedem que a polícia vá lá combater os vagabundos criminosos. É o que Bastiat bem escreveu a respeito da lei: quando ela é acionada, é pra evitar injustiça, e não pra manter a justiça, pois a justiça é exatamente exercer a liberdade que todos nós temos.
A propósito…
O plebiscito para implantar ou não o tal “Estatuto do Desarmamento” foi roubado.
O primeiro passo para implantar o comunismo num país é desarmar a população para que não haja reação.
Taí, ó.
O primeiro passo foi dado.
Sabe o que eu acho engraçado, é que pensar em acabar com as armas dos bandidos, dos traficantes, do crime organizado ninguém fala nada. Só pensam em retirar armas de cidadãos de bem. Este pais é o poste mijando no cachorro.
Estão vindo para moer o brasileiro médio, se deixarem isso acontecer, nós não nos reconheceremos em 1 ano, de tão diferente que estaremos, e o pior, nem saberemos como chegamos lá.
Sabe o que eu acho engraçado, é que pensar em acabar com as armas dos bandidos, dos traficantes, do crime organizado ninguém fala nada. Só pensam em retirar armas de cidadãos de bem. Este pais é o poste mijando no cachorro.
A ideia é simples, básica e comum à todo sistema ditatorial: desarmar a população de maneira que não possam reagir aos arbítrios dos “donos” do Estado!
Nosso problema não é, e nem nunca foi, a discussão ampla pela sociedade, mas sim essa fazer valer seus desejos numa Democracia pró-forma, onde a mediocridade e os corruptos no poder, não a atende, muito pelo contrário, a impõem covarde, criminosa e inconstitucionalmente suas decisões!
O que não pode mais acontecer é nos mantermos silentes a essa condução imoral e indesejada do Brasil ao totalitarismo/ditadura/socialismo/comunismo/ONU, como queiram!
Essa desgraça de governo, já se mostra o pior de todos os tempos.
Não digam “o governo”, digam sempre desgoverno fede, desgoverno fede, desgoverno…
Somente os milicianos e os traficantes que são eleitores do chefe da quadrilha poderão portar fuzis de qualquer espécie e sem registro
SÃO BANDIDOS PORTANTO,SÓ QUEREM SEUS SEMELHANTES ( MST,CPX,PCC,CV,ETC) ARMADOS VAI TER RECADASTRAMENTO NO CPX ? OLHEM OS ÍNDICES E PROVEM O CONTRÁRIO
Armar-se é um direito, exceto em regimes ditatoriais. Não ao desarmamento!
Os incrédulos serão cooptados.
OS PRESOS INJUSTAMENTE NUNCA SERÃO!
Principalmente os nossos irmãos presos injustamente antes de 08.01, jamais perdoarão a ignomínia.
Teremos acertos.
E os bandidos?! Vão desarmar?! 40 dias de governo e ainda não ouvi um pio sobre diretrizes contra a criminalidade, sobre os milhares de fuzis que estão nas mãos dos bandidos nada se fala… Pelo contrário, vimos a extinção da equipe especializada da PRF que sempre realizava operações e apreendia toneladas de drogas…. Fazuelly!
Desarmar a população de bem que atendem os requisitos de possuir uma arma é um perigo para o Brasil.
Sufocar as forças armadas também.
Estes são os primeiros passos para a instauração de uma regime de opressão de esquerda.
Venezuela à vista.
Desarmar o povo de bem e nada sobre o tráfico e os bandidos? Parabéns ,a caminho do controle total do povo e deixando a bandidagem ( igual ao condenado ) livre para agir
Meu nobre Secretário precisamos de políticas públicas sérias para a infraestrutura! O Saneamento básico inexistente que mata inocentes, onde metade das pessoas não os tem.
Essa discussão de Armas é desnecessária, é com quem de direito. Os bandidos que são quem mata a torto e direito não estão nem aí para essa discussão.
Quem quiser ter a sua Arma que tenha, oras bolas! Desde que passe pelos procedimentos de avaliações psicológicas, qual é o problema?
Seu comentário é o do bom senso. Mas estes planos de desarmamento têm outro objetivo. É pra dominarem em paz. Tá na cara de todo mundo, só quem é tolo não percebe.
Bovinamente caminhamos a passos largos para o horror do brejo. Já os bandidos de fuzil seguem em paz, sem serem importunados. Aliás, protegidos pelas resoluções de limitações à ação da polícia em seus redutos. Que pais é esse?
Aqui é a “Respública Bananeira de Brazuela”, formada por um povo sem brios, que trabalha para sustentar estes bandidos que trabalham contra o povo, uma desobediência civíl cairia bem, reverteria este quadro do poste urinar no cachorro.