A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou na terça-feira 21 o convite aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para debate sobre ativismo judicial.
Ainda não há data marcada para a audiência. Além de Barroso e Moraes, foram convidados os ex-ministros do STF Marco Aurélio Mello e Francisco Rezek e o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como outros juristas e advogados.
O autor do convite aos ministros do STF foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que espera que Barroso e Moraes expliquem casos de suposta “invasão de competências”.
“Segundo as últimas pesquisas, dois terços da população brasileira veem com maus olhos a nossa Corte Suprema, e nós sabemos quanto ela é importante para a nossa democracia”, declarou Girão, em audiência no Senado.
“Eu acho que vai ser um grande aprendizado para todos nós essa oitiva. Sabemos que os ministros só vão comparecer se quiserem, é um convite, mas estamos dando a oportunidade para que eles tenham a humildade e a elegância de virem ao Senado.”
Eduardo Girão usou as redes sociais para comemorar a aprovação do convite na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado.
VITÓRIA DO BRASIL!Senado finalmente cumpre dever e aprova meu requerimento p/ouvir min do STF s/flagrante ativismo judicial.Parabéns comissão de transparência e fiscalização presidida por @Reguffe.Oportunidade p/Srs.Barroso e Moraes esclarecerem desvios de conduta á nação.Paz&Bem pic.twitter.com/xBH0QTO80q
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) June 21, 2022
Eles não irão. TODOS sabem o por quê !
Eles não tem coragem de sentar do lado oposto da mesa.
E o Maritaca de Diamantino? Vai ficar de fora????
Na verdade, tirando o Nunes Marques e o Mendonça, todos os demais deveria ser convocados.
Do jeito que o $enado é, deve estar tudo muito bem ensaiado com os dois urubus togados para irem lá e se fazer de vítimas perseguidas pela extrema direita (🙄) e de bastiões da democracia que precisam salvar o país, não duvido nada, tem que ter muitos senadores do governo lá para fazer as perguntas certas!
Já não era sem tempo! Agora é esperar para ver a atitude desses infelizes advogados de toga.
SENADO outra ORCRIM comandada por um bundao. Ninguém vai comparecer e tudo vai ficar do mesmo jeito.
Tem mais é que dar 5 dias de prazo para os notáveis comparecerem, senão serão convocados. Se não estiverem cumprindo o que declararam nas suas SABATINAS no Senado para aprovação de suas indicações, poderão sofrer impeachment. Logicamente isto é o que o velhinho(76) aqui esta propondo, mas o Senado é muito cagão para fazer aos iluminados ministros esta ameaça. Por ex. o tal do Barroso disse que defendia Battisti porque era um homem condenado injustamente pela Justiça italiana e que era inocente. Agora seu cliente se declarou culpado. Que raio de advogado foi esse para engolir tanta mentira de um terrorista?
Se não forem, vai ficar patente o desprezo por outro poder e que tem medo do confronto. Indo ou não indo, já estão enrascados.
Pura utopia acharmos que os pulhas do STF irão a algum ”convite”, do Senado, depois daquele cafezinho, não acredito em mais nada desse Congresso Nacional, nosso único remédio está em Outubro/22.
Que surpresa boa!!
Fica a dúvida se irão comparecer. Se comparecerem, como serão inquiridos pelos Senadores, que certamente se desmancharão em mesuras. No fim, não resultará em ABSOLUTAMENTE NADA!
Seja positivo.
HAHAHAHAHA….ESPEREM SENTADOS; JAMAIS COMPARECERÃO.
NÃO HÁ COMO EXPLICAR O INEXPLICÁVEL, OUTRO DETALHE: ESQUECERAM QUE ELES SÃO INATINGÍVEIS…POIS É, APENAS LEMBRANDO.
E SEGUE O JOGO…
Como se dizia nos anos 90: ” Neste país tudo termina em pizza.” É só ver a lava jato, um dos maiores crimes que ocorreu em nosso país! Portanto, tudo termina em pizza, vida que segue! Não sei como nosso presidente suporta! Deve ter sido enviado por Deus!
“É um convite, mas estamos dando a oportunidade para que eles tenham a humildade e a elegância de virem ao Senado.” Vamos conferir essa humildade e elegância !