publicidade
Política

Senado inaugura memorial às vítimas da covid-19 no Brasil

Memorial foi criado por sugestão de integrantes da CPI da Covid

Memorial às vítimas da covid-19 no Brasil
Memorial às vítimas da covid-19 no Brasil | Foto: Afonso Marangoni/Revista Oeste

O Senado inaugurou nesta terça-feira, 15, um memorial em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. O espaço é composto por 27 prismas de mármore, representando cada uma das unidades da federação.

O memorial fica localizado no anexo II da Casa e foi criado por sugestão de integrantes da CPI da Covid. Inicialmente, a obra seria no espelho d’água que fica em frente ao Congresso, mas, por ser uma área tombada pelo patrimônio histórico, o projeto foi levado para a parte interna do prédio.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Os prismas são iluminados internamente e simbolizam velas em honra das vítimas da doença no Brasil. A obra é de autoria dos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro.

Senadores, como Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), aproveitaram para fazer discursos em homenagem aos mais de 638 mil mortos em decorrência da covid e para criticar o governo federal.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lembrou dos três senadores que perderam as vidas para a doença — Arolde Oliveira, José Maranhão e Major Olímpio —, além dos servidores vitimados pela covid-19 e dos profissionais de saúde, que fazem parte de um grupo com grande número de acometidos pela doença.

“Nós queríamos escrever a história somente com seus bons momentos e sem os eventos trágicos, mas a história registra pouco sobre as expectativas e muito sobre os fatos. É pelos fatos que nós estamos aqui reunidos”, disse.

Leia mais sobre:

19 comentários
  1. Silvio T Correa
    Silvio T Correa

    Não vamos esquecer do G7 da CPI. Que sejam banidos da vida pública!

  2. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Para que o Brasil precisa de 3 inúteis senadores por Estado? Não basta 1, para reduzirmos esse enorme custo do Congresso Nacional de R$12 bi por ano?. Chega de Randolfes, Renans, Azizes, e outras inutilidades. Mesmo na minha avançada idade (76) gostaria de voltar às ruas naquelas manifestações memoráveis verde amarelas, pacificas, familiares e democráticas para EXIGIR uma REFORMA POLITICA que reduzisse no mínimo 1/3 de todo LEGISLATIVO NACIONAL (Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais) e o Senado Federal a somente 1 senador por Estado. Seguramente estaríamos economizando R$7 bi anuais, para saneamento básico, saúde, moradia, segurança aos 50 milhões de desassistidos deste pais.

  3. Dias
    Dias

    Esses três vagabundos merecem um “memorial” também. Três ratos numa cloaca de esgoto (coisa muito comum nos estados deles).

  4. analisando
    analisando

    Bando de canalhas.
    Vamos fazer de tudo, para que haja ampla divulgação do perfil e passado de cada candidato, para que possamos analisar em quem votar para senado e câmara federal.
    Substituir essa gentalha é fundamental.

  5. Marcelino Teodoro de Assiz
    Marcelino Teodoro de Assiz

    A que ponto chegaram esses canalhas! Usando a trajédia e dor das famílias enlutadas para tirar proveito político. Que nojo desses políticos!

  6. Ennio
    Ennio

    A homenagem desses tipos que emporcalham o Senado soa como lágrimas de crocodilo e risos de hiena. Tenho uma prima, supostamente, vitimada pela covid-19, mas dispenso essa exploração política da pandemia.

  7. Auro goncalves
    Auro goncalves

    Com digno respeito as famílias….mas esta corja de políticos não valem nada, nem o ar que respiram….este ano teremos a oportunidade de expurgar esta escória , estes ratos e baratas de esgoto em Brasília da política brasileira….raça maldita…

  8. Elma
    Elma

    Um desrespeito às famílias das vítimas. Não há justificativa pra uma coisa dessas tão macabra, de mau gosto que só poderia vir das cabeças que vieram.

  9. Francisco Wellington Franco De Souza
    Francisco Wellington Franco De Souza

    Isso é um desrespeito às vítimas e aos familiares que pereceram de ou com Covid. Muitas dessas mortes têm o nome e o sobrenome desses bandidos travestidos de políticos. É mais uma cena execrável do senado federal.

  10. Sergio
    Sergio

    Colocaram essas pilastras para se esfregarem ….Hipocritas

  11. Luciano De Brito Kudryk
    Luciano De Brito Kudryk

    Memorial da vergonha, da putaria e da sacanagem!

  12. Cláudia Bitencourt
    Cláudia Bitencourt

    Meu estômago embrulha muito quando leio sobre Ranan Calheiros e Randolfe! Espero muito por justiça divina.

  13. Errol Bicalho
    Errol Bicalho

    Piada e de mau gosto. Nunca estiveram preocupados com nenhuma vítima, somente em fazer politicagem rasteira contra o governo federal e acobertar os desvios nos estados e municípios. Alem disso desrespeitar e intimidar pessoas contrárias as suas falácias. Conclusão q população chegou é que maioria do Senado é uma outra quadrilha q precisa ser extirpada agora em 2022.

  14. José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho
    José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho

    Por que não criam um memorial mostrando o roubo desses ladrões feitos na saúde? Azistromicida, Canalhalheiros e Randalia Rodregue, e esse senado tem que na próxima eleição ganhar um funeral dos eleitores dos Estados como memorial da sua inutilidade.

  15. Eduardo Estevão
    Eduardo Estevão

    É muita HIPOCRISIA desses CANALHAS, vou??? Que em outubro próximo, muitos sejam sumariamente varridos, do Congresso Nacional.

    1. Jaime carleto
      Jaime carleto

      Mais iniquidades parlamentares p roubarem nosso dinheiro…

  16. Paulo Cesar Leandro
    Paulo Cesar Leandro

    Piada destes senadores petralhas, gastando 💸 público

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.