A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal agendou para 27 de junho as sabatinas de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para duas diretorias do Banco Central (BC).
A confirmação ocorreu nesta quarta-feira, 7. Até a data da sabatina, tanto Galípolo quanto Aquino poderão fazer contato com senadores, a fim de buscar a aprovação da Casa.
Leia mais: “Senado deve sabatinar indicados ao Banco Central antes de reunião do Copom”
A indicação de Galípolo para a Diretoria de Política Monetária do BC terá como relator o senador Otto Alencar, líder do PSD no Senado. O parlamentar já deu indicações de que votará favoravelmente pela aprovação do indicado de Lula.
Já a indicação de Ailton Aquino para a Diretoria de Fiscalização do BC será relatada pelo senador Irajá (PSD-TO).
As indicações para o Banco Central
Em 8 de maio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a indicação de Galípolo para o cargo de diretor de Polícia Monetária do BC. A indicação de Aquino para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central ocorreu no mesmo dia.
Para assumir o cargo no BC, os indicados precisam ser aprovados numa sabatina. Se conseguir a assunção dos parlamentares, Galópolo precisará deixar o cargo de diretor de Política Monetária no Comitê de Política Monetária (Copom).
deve ser algum pelego véio…