Senador pede impeachment de Alexandre de Moraes

Segundo Luiz do Carmo (MDB-GO), Moraes cometeu crime de responsabilidade ao anular nomeação feita por Jair Bolsonaro para a Polícia Federal
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes suspendeu nomeação feita por Bolsonaro | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro Alexandre de Moraes suspendeu nomeação feita por Bolsonaro | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | Impeachment Alexandre de Moraes

Luiz do Carmo (MDB-GO) protocolou, nesta segunda, 22, pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes por crime de responsabilidade

Impeachment Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes suspendeu nomeação feita por Bolsonaro | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) protocolou, nesta segunda-feira, 22, um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O requerimento agora segue para a presidência do Senado Federal, que deve analisar e decidir se vai autorizar ou não a instauração do processo

-Publicidade-

De acordo com senador, o ministro cometeu crime de responsabilidade ao suspender o ato de nomeação do delegado Alexandre Ramagem ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação em questão foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para Luiz do Carmo, o ministro visou sobrepor ao presidente da República, quando decidiu suspender ato de nomeação privativa do Poder Executivo.

A suspensão do nome de Alexandre Ramagem ocorreu no dia 29 de abril, um dia após a publicação do nome dele no Diário Oficial da União como novo diretor-geral da Polícia Federal. Logo após a nomeação ser suspensa por Moraes, o presidente Bolsonaro tornou sem efeito o decreto. Em seu lugar, foi indicado pelo presidente o delegado Rolando Alexandre de Souza, que tomou posse em 4 de maio.

O senador Luiz do Carmo aponta que o ministro proferiu decisão monocrática. Isso porque Moraes deferiu a medida liminar apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que suspendia a eficácia do decreto apresentado por Jair Bolsonaro.

Com isso, o ministro tinha consciência do descumprimento de seus limites de jurisdição e, ainda assim, persistiu no ato, contribuindo com as crescentes tentativas de criar condições políticas para o afastamento do presidente.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

  1. ” A Pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação. A Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da Liberdade “. Rui Barbosa

  2. Atenção Senado Federal.
    Só resta este caminho democratico para pacificar o grande impasse na República. O Senado se agiganta no momento que cumprir a sua atribuição nesse momento crucial e histórico. Pautem os pedidos de Impeachment de 5 ministros . São eles: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O País clama por justiça.

  3. A pressão tem que ser em coma de alcilumbre. Ele mesmo deveria ser impinchado. Fraco e subserviente. Queremos um sendo mais atuante e respeitador da constituição.. Queremos senadores pensando na prosperidade do Brasil w não conspirando para derrubar um governo mais que legitimo

  4. Acompanho, integralmente, os comentários anteriores. Já passa, a muito, da hora de pressionar os Senhores Senadores, especialmente o Alcolumbre.

  5. Na realidade, os senadores enquanto não se sentirem ameaçados por suas próprias bases eleitorais, em seus estados, continuarão em sua zona de conforto apenas assistindo o circo pegar fogo.
    O Senado brasileiro é tão ou mais vergonhoso que o STF, porque é omisso, e omissão, neste momento, é covardia!

    1. Sim, os congressistas de 1 modo geral é com quem devemos fazer a PRESTAÇÃO DE CONTAS. Togados sentem-se devedores de quem os indicou, e hj esses crápulas sequer ficam presos ou são importunados.
      Esqueçam o STF, TCUs e etc.
      PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado, este é o ÚNICO PLANO de resgate de nossa Pátria, cuja compreensão da “DEMOCRACIA” vem sendo propositadamente pervertida. Aqui em MG nos deve Anastasia é Rodrigo Pacheco, q ñ ouvem o clamor popular, de lutar p PAUTAS ANTICORRUPÇÃO. Pagarão nas próximas eleições, ñ sendo lembrados p conterrâneos.

  6. O Sr. Alcolumbre é mais uma vergonha imposta ao Brasil pelo povo amapaense.
    Desprovido da grandeza necessária para presidir o Senado, tornou todos reféns de seus pecados pretéritos.
    Vai sentar novamente neste pedido de cassação e continuar articulando a campanha de seu irmão a prefeitura de Macapá.

    1. Alcolumbre é apenas 1 pau mandado. São asseclas dos crápulas q se atreveram a nos comandar nos últimos 35 anos, e por incompetência na gestão pública se especializaram em ROUBAR e fazer conchavos, inclusive c inst oficiais, p o espanto de todos. Juca, Sarney, Renan, Barbalho, Requião sobressaem-se dentre tantos. Haverão Mecias é MESSIAS a nos representar nesta busca famigerada de resgate da NAÇÃO. Juca mesmo sem foro ñ o prendem, e até tem autoridade p tentar derrubar nossos novos representantes. Tudo muitas X c passividade da imprensa cooptada. DEVE SE FAVORES?

  7. Ufa finalmente as nossas PAUTAS ANTICORRUPÇÃO vão andar. Importante a ordem das coisas: A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO são os requisitos básicos para o resgate de nossa Pátria, e é evidente q tudo se resolve com o avanço destas famigeradas pautas ANTICORRUPÇÃO. Passou da hora desse supremo dar satisfação e parar de nos trair. Esqueçam ministros do STF. Afaste-os apenas. Eles nada farão de bom ao POVO e isto a estória se encarrega de contar.

  8. Trata-se de um clamor popular. Penso que o Senado resgatará muita credibilidade levando isto a frente. E as manifestações de ontem, somadas ao crescimento nas redes sociais mesmo com todo o ataque do STF, derrubam de vez a falácia da baixa popularidade do presidente.

  9. Infelizmente, o boneco de ventríloquo do Botafogo, vai sentar em cima deste pedido e ficar com cara de paisagem.
    As manifestações de domingo devem mudar para a frente do Congresso. Ministros do STF nem ligam para manifestantes, e ainda os usam para se vitimizar. Pressão total no Alcolumbre daqui pra frente.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.