O senador Plínio Valério (PSDB-AM) encaminhou um requerimento à Polícia Federal para que o órgão apure a autenticidade do vídeo em que o ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal (STF), aparece dizendo que ajudou a “derrotar o bolsonarismo”.
Na ocasião, o magistrado estava num evento da União Nacional dos Estudantes (UNE). Para o senador, a declaração de Barroso é grave e merece ser avaliada para eventuais punições.
Nas imagens gravadas durante o evento, Barroso aparece ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. É este último que comanda a Polícia Federal.
O vídeo mostra que Barroso é vaiado por profissionais da enfermagem. Em seguida, o ministro diz que “essa é a democracia que conquistamos. Derrotamos a censura, derrotamos a tortura, derrotamos o bolsonarismo”.
O senador recorda também que, segundo o artigo 39 da Lei do Impeachment, “exercer atividade político-partidária” é um dos crimes de responsabilidade passíveis da aplicação da pena contra membros do STF.
Declaração de Barroso tem repercussão negativa no STF
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, alguns ministros lamentaram a postura de Barroso. Os colegas afirmam que tal declaração prejudica a imagem da Corte.
“Inoportunas” e “ativismo judicial”, por exemplo, foram alguns dos termos usados pelos integrantes do STF. Apesar disso, os membros do Supremo teriam selado um pacto: não criticar de forma pública a declaração de Barroso.
Leia também: “Oposição colhe mais de 30 assinaturas pelo impeachment de Barroso”
Os ministros STF fizeram as declarações sob a condição de anonimato. A publicação apenas ressaltou que Cristiano Zanin, ex-advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recém-nomeado para ocupar cadeira na Corte, manteve o silêncio acerca da declaração de Barroso.
Enquanto o capacho do Pacheco for Presidente do Senado, os Ministros do STF podem fazer as declarações absurdas que quiserem. Pacheco um covarde, inútil para a sociedade. PILANTRA.
Enquanto o presidente do senado for PACHECU, esses sinistros vão continuar barbarizando e nada acoantecerá.
STF já passou de todos os limites, culpa do Presidente do Senado que não desempenha o seu papel. Omisso e covarde não coloca em pauta os pedidos de impeachment desses togados militantes políticos.
Barroso não tem que se explicar e muito menos se retratar, isso tudo é cortina de fumaça.
Se esses senadores tiverem um pingo de vergonha na cara, o que é difícil, teriam é que abrir um processo criminal ou de impeachment contra esse ministro destituí-lo do cargo.
Tudo msis é conversa fiada pra enganar o povo brasileiro.
Isso não vai dar em nada !! Vai cair no esquecimento!! A direita não sabe jogar duro como fazem os esquerdosos !!!
O STF vive de PACTOS entre eles.
Gatunos protegendo gatuno.
Até agora não vi a Oeste comentar que no vídeo com a fala do Adorador de Falos aparece o paquiderme gorduroso do Maranhão APLAUDINDO. Ou seja, quem aplaude é porque endossa, concorda com o que está ouvindo. Nada vai acontecer contra o “ministro da justiça”?????
AGUARDAMOS O COMENTÁRIO DA OESTE!
Acreditam que a guarda pretoriana do cabeça de glande vai fazer algo?