Após fazer vários contrapontos às falas de senadores aliados ao Palácio do Planalto na oitiva do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), foi criticado nesta quinta-feira, 27, por integrantes da comissão que o classificaram como “comentarista da comissão” e “advogado de São Paulo”.
As declarações foram dadas após Aziz afirmar que o governo federal não investiu no Instituto Butantan para o desenvolvimento da CoronaVac. O presidente da CPI afirmou que o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), quis dar a entender que foram repassados recursos para esta finalidade.
Leia mais: “Dimas Covas: cronograma de entrega da CoronaVac vai atrasar”
“Vossa excelência está atuando como comentarista da comissão. Vossa excelência não é analista da fala dos senadores. Presidente de Comissão não tem este papel”, pontou o senador Marcos Rogério (DEM-RO), que finalizou: “Você está atuando como advogado de São Paulo”.
“O senhor está sendo advogado de defesa. Ele [Dimas Covas] está ao lado de dois advogados de defesa, um advogado e um advogado que é o senhor”, criticou o senador Eduardo Girão (Podemos-CE). “Não, eu sou engenheiro”, respondeu Aziz.
O presidente da Comissão afirmou que não estava defendendo o governo de São Paulo, mas o Instituto Butantan, que “não tem politicagem”. Girão ainda alfinetou: “Está ficando feio, senador”. Aziz respondeu: “Pode ficar muito feio, a verdade tem que ser dita, a verdade é uma: não se repassou adiantado nem um real para comprar vacina de ninguém a não ser da AstraZeneca”. “Não dá nem pra disfarçar, presidente”, voltou a criticar Girão.
Senado mais fraco e vendido da história do Brasil
AZIZ PELO JEITO APRENDEU COM O STF. ELE É PRESIDENTE DA CPI, ELE EMITE OPINIÕES, COISA QUE UM JUIZ IMPARCIAL NÃO PODE FAZER, ELE DECIDE MONOCRATICAMENTE QUEM PODE SER CONVOCADO OU NÃO, ELE AGE COM TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO, DESTRATANDO COLEGAS ENFIM, TÁ FICANDO FEIO!!! O POVO NÃO É IDIOTA.