O Senado já tem as 31 assinaturas necessárias para abrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra as manifestações. Entre os senadores governistas, a Comissão foi apelidada de “atos antidemocráticos”. A intenção é investigar a responsabilidade pelos protestos que ocorreram no domingo 8, em Brasília.
Um dos autores do pedido de CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou em sua rede social que o atentado deste domingo foi um “crime anunciado”. “A situação não admite tolerância ou ingenuidade. Eu e o senador Randolfe Rodrigues estamos propondo uma CPI para apurar as responsabilidades sobre o mais grave ataque contra a democracia brasileira. Assim como foi no Capitólio. Eles não passarão”, disse.
Na mira da CPI contra as manifestações estão Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, militares e políticos, anunciou Calheiros pelas redes sociais.
Volto a Brasília para colher assinaturas da CPI que investigará golpistas e aqueles que, por ação ou omissão, ajudam os terroristas. Eles incluem Bolsonaro, o Procurador Aras, militares e políticos. No MDB vou defender a expulsão do governador do DF.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) January 9, 2023
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que estava em viagem de férias, retorna antecipadamente a Brasília, com objetivo de instalar a comissão já nesta terça-feira 10, em sessão extraordinária.
Só esses dois quiseram sair na foto ?
Mostra bem o apoio que tem essa CPI
Como é fácil abrir uma CPI contra Bolsonaro.
…um país dirigido por um bandido, ilegitimamente eleito, e, instituições corruptas (STF/Congresso) JAMAIS estará dentro da normalidade. Os pavios foram acesos…e as dinamites começam a explodir. E assim será! Culpados nisso aí? Cito apenas 10: Xandão, Fachin, Barroso, Rosa Webber, Gilmar Mendes, Lula, Imprensa subversiva, Pacheco, Lira e vagabundo parasita que votou no ladrão. E ponto final…
A dupla Randolfe e Renan é de perdulários. O futuro lhes reserva o obscurantismo acossado pela glosa de vendilhões da pátria.
Um congresso composto por figuras como Calheiros e Randolfe, entre outras, é um completo circo, um freak-show.
Bandidos como Renam e Randolfe agora querem CPI contra o povo decente. Se acovardaram diante de todas as tentativas para impedir os abusos do STF. Operaram para trazer o ladrao de volta e agora querem prender gente honesta
Tenho a impressão que o Renan e o Randolfe tem como função primária abrir CPI contra a direita. Não vejo os dois trabalhem em prol do desenvolvimento, da união. Ao contrário, sempre ateando fogo na lenha.