Durante um jantar reservado com empresários em São Paulo, na noite de segunda-feira 24, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, criticou a condução fiscal do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet disse que o Executivo falhou ao não apresentar um ajuste crível das contas públicas. Para a ministra, o governo Lula não fez o “dever de casa”. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A fala ocorre num momento de crescente desconfiança do mercado com o rumo da política econômica. Na avaliação da ministra, a disparada do dólar no fim do ano passado foi uma resposta direta à frustração dos agentes financeiros diante da proposta de corte de gastos.
O texto final aprovado pelo Congresso, segundo ela, ficou aquém do esperado pela equipe econômica. A assessoria de Tebet confirmou que a conversa foi informal e reiterou que o projeto enviado sofreu alterações substanciais no Legislativo.
Outros fatores também foram mencionados pela ministra. Ela atribuiu parte da valorização do dólar a pressões externas e do mercado. O jantar, organizado pelo grupo Esfera, reuniu representantes dos setores de energia, comércio, finanças e infraestrutura.
Simone Tebet reafirmou fidelidade a Lula
Apesar das críticas, Tebet reafirmou fidelidade a Lula e disse que permanecerá no governo por lealdade. Declarou, porém, que não apoia o modelo atual de reeleição e defendeu um mandato único de cinco anos.
Em novembro de 2023, o governo apresentou ao Congresso uma PEC com foco na recuperação fiscal. A votação ocorreu no mês seguinte. O texto original previa um impacto positivo de R$ 71,9 bilhões em dois anos, mas a versão aprovada reduziu essa expectativa para R$ 69,8 bilhões. Um dos trechos excluídos previa regras mais duras para o acesso ao BPC, pago a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência.
Essa parasita continua mamando nas tetas desse governo corrupto.
Se tivesse um pingo de vergonha na cara já tinha voltado pro buraco de onde saiu.
Em sendo assim, ela deveria ter a honestidade intelectual de se demitir! aliás, é compreensível que não o faça, dado ao seu histórico pouco recomendável.
É inacreditável a desfaçatez e incompetência dessa mulher que se vende a troco de migalhas e do benesses do poder do cargo e sequer fez algo útil para ã nação e só tem colaborado com o desgoverno para afundar o país.
Mais uma militante da força ampla , contra o bolsonarismo .
Sem crédito moral .
Faço minhas as palavras de Nelson Rodrigue sobre esta senhora … BONITINHA mas ORDINÁRIA no sentido vulgar e oportunista.
Ué minha filha, você não quis fazer parte desse governo? Agora aguenta! Se não está aguentando, pede pra sair!
Você, o Alckmin e a Marina Silva não possuem um pingo de moral para reclamar de nada. Vocês falavam que Lula era um corrupto, que queria voltar para a cena do crime, e no entanto aceitaram fazer parte desse DESgoverno!
… verdade é só a sinistra oportunista pedir prá peidar e sair de fininho e se aliar ao novo poder que fatalmente virá e ela já percebeu isto.
Traira costumas, temos de tirar investimentos desse grupo esfera
A credibilidade dessa senhora é a mesma que a Janja tem de elegância.
Essa Simone ESTEPE !!! Deve estar brava , por que não foi convidada para o TUR no Japão !!! kkk
Ratazana querendo sai do barco.