O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) informou nesta quinta-feira, 20, que o desmatamento da Amazônia triplicou em março. Ainda de acordo com o levantamento, o primeiro trimestre deste ano é o segundo pior, desde 2008.
Conforme o Imazon, foram derrubados quase 900 quilômetros quadrados (km²) da floresta, o equivalente a quase mil estádios do Maracanã.
Além disso, dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal, oito apresentaram aumento no desmatamento, com exceção do Amapá.
A maioria (76%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (4%) e terras indígenas (1%).
“Os governos federal e dos Estados precisam agir em conjunto para evitar que a devastação siga avançando, principalmente em áreas protegidas e florestas públicas não destinadas”, recomendou o Imazon. “Será preciso também não deixar impune os casos de desmatamentos ilegais e apropriação de terras públicas.”
Amazonas lidera o ranking de desmatamento
O Imazon disse que, no Amazonas, foram 104 km² desmatados em março de 2023. Isso representa um aumento de quase nove vezes em comparação com 2022, quando foram registrados 12 km².
Leia também: “A verdade incendiada”, reportagem publicada na Edição 130 da Revista Oeste
É muito amor do DESgoverno.
É muito amor do DESgoverno.
É Tríste mas eu não leio e não vejo mais essas noticias na Globo. Qdo o Brasil estiver em frangalhos certamente eles noticiarao. Safados!!!
Uai?
A Greta, o DiCaprio, o Macron e Cia Ltda estão sabendo disso?
Opa! Tem USD 500 milhões chegando pra causa da “CUMPANHERADA”!
Cadê a mídia suja para atacar o governo??? Cadê ???? Estão calados, o dinheiro está entrando da propaganda do governo, corja hipócrita. Cadê a Marina Silva??? Está quietinha.
Onde está a tartaruga sem casco?
Já sei, só aparece de 4 em 4 anos, nas eleições.
Cadê a Marina? Vai culpar novamente o governo anterior?
E a imprensa corrupta e canalha nada escreve sobre o assunto. Cadê a ET Marina da Silva para dar explicações ? Ainda faz parte dessa quadrilha ?
Interessante que a velha imprensa não se pronuncia sobre o crescimento do desmatamento. Se fosse na época de Bolsonaro estaria fazendo um verdadeiro estardalhaço