O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura de 90 manifestantes presos no 8 de janeiro, na noite da segunda-feira 7.
A partir de agora, 37 mulheres e 53 homens terão de usar tornozeleira eletrônica e cumprir uma série de medidas restritivas, como não entrar em redes sociais ou se aproximar de pessoas que estiveram no protesto. Moraes também suspendeu o passaporte do grupo.
No entendimento de Moraes, os acusados não representam mais riscos às investigações. Os acusados são réus nos processos oriundos da investigação e respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e crime contra o patrimônio público tombado.
PGR pede condenações de presos no 8 de janeiro
Ainda ontem, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de 40 presos, por causa dos atos na Praça dos Três Poderes. As penas podem chegar a 30 anos.
Nas alegações finais, a PGR sustenta que houve uma “estruturação preliminar” dos protestos, antes do dia 8 de janeiro, com o propósito deliberado de “tomada do poder”.
“A forma como agiram os invasores demonstrou, de um lado, a estruturação do grupo criminoso e, de outro, a fragilidade da contenção imposta pela Polícia Militar do Distrito Federal, notadamente em razão da ausência do efetivo policial necessário para impedir o avanço da turba”, diz a PGR.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 173 da Revista Oeste
Torço ver o cabeça de ovo escorregar na casca de panana. A rampa do Palácio deve restar cheia delas.
Pra mim tudo isso é surreal. Justiça zero. Estamos a mercê da vontade de alguns. Vejo dois pesos e duas medidas . As penas dependem de quem infringe a Lei.
PGR rídicula. Vão tomar o poder com bandeirinhas dormindo em acampamentos ? Patético. Isso é prisão política. Eles tem o direito de protestar contra o que quiserem. Você pode não gostar, mas isso não invalida o direito de falarem o que bem entender se não significam ameaça real. PSOL e BlackBlocs quebram patrimônio público e privado e protestam queimando bandeira do Brasil e essa PGR fraca não diz nada. O povo que foi a Brasília precisa ser indenizado pelo estado por serem presos sem um processo claro e honesto. Isso é coisa de Cuba e Nicarágua..
Tudo isso será motivo de vergonha para judiciário por prender manifestantes contrário a farsa da eleição e achar que velhinhos e crianças seriam mentores de golpe.
Constatando que de 7 leitores, 6 manifestaram não terem gostado da reportagem, é preciso deixar claro que a culpa dessa insatisfação está nas determinações do STF e Sr. Alexandre de Moraes e não de quem assina a matéria…
É a ditadura se consolidando a cada dia! Bando de hipócritas estes procuradores vermelhos!