O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pelo afastamento de Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal (DF) por 90 dias. O colegiado também manteve a prisão do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres e do ex-comandante da Polícia Militar do DF Fábio Augusto Vieira.
Os ministros seguiram o voto de Alexandre de Moraes, que é relator do inquérito. Votaram pela manutenção da decisão Gilmar Mendes, Edson Fachin, Carmén Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.
O julgamento acontece em plenário virtual — onde os ministros não debatem, apenas inserem seus votos no sistema da Corte. A votação termina às 23h59 desta quarta-feira, 11.
Afastamento de Ibaneis Rocha
O ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Ibaneis Rocha no domingo 8, em virtude das manifestações em Brasília. A decisão de Moraes ocorreu no âmbito de um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de inserir Rocha no inquérito dos supostos atos antidemocráticos. Segundo Moraes, os protestos tiveram a anuência de Rocha.
“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido”, observou Moraes, na ação.
O governador afastado publicou uma nota no dia seguinte negando omissão do governo. “Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos”, afirmou Ibaneis. Ele disse que vai respeitar a decisão de Moraes, “mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas”, declarou. “Vou aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa capital”, concluiu.
Pedidos de prisão de Torres e de PM
Em seu despacho, Moraes classificou de “gravíssimas” as ações do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres. Para embasar a determinação da prisão, o ministro informou que os fatos apurados pela Polícia Federal, autora do pedido, “demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas”.
Além de Torres, Moraes também ordenou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF Fabio Augusto Vieira, detido na terça-feira 10. Torres está de férias nos Estados Unidos. Ele publicou nas redes sociais que vai retornar ao Brasil e se entregar à Justiça.
“No caso de Anderson Torres e Fabio Augusto Vieira, o dever legal decorre do exercício do cargo de secretário de Segurança Pública e de comandante-geral da PM, e a sua omissão ficou amplamente comprovada pela previsibilidade da conduta dos grupos criminosos e pela falta de segurança, que possibilitou a invasão dos prédios públicos”, afirmou.
A quadrilha de morte liderada pelo faraó psicopata.
Os pares, a perceber, coadunam com os atos do referido agente público. Nesse sentido, torna-se fortalecido e praticamente imune.
BERLIM, 27/02/1933 –
Agentes infiltrados incendeiam o Reichstag (parlamento alemão). Hitler usa o incêndio (que ele mandou causar) como pretexto para acusar os judeus de terroristas. Hitler disse “agora não há mais piedade. Quem se colocar no nosso caminho será eliminado”.
Seu governo socialista culminou em :
: Holocausto que tinha:
– Campo de concentração
– Crianças presas
– Idosos morrendo no campo de concentração
– Mídia integralmente favorável ao Hitler- jornalista apoiando
– Censura
– Cidadãos alemães batendo palma para: perseguição política, perseguição aos judeus, criminalização de quem se opunha
O ministro Alexandre de Morais deveria mandar prender também todos os generais das FFAA, por não estarem defendendo o povo brasileiro e o estado democrático de direito. Quem sabe assim, as FFAA tomam vergonha na cara e saiam da zona de conforto e passem a sentir o que o povo honesto está sofrendo nas mãos dos ditadores… Quem sabe comecem alguma reação??? Ou estão se borrando de medo dos ditadores???
Querem apostar quanto que para a reforma dos 3 prédios, os nobres representantes garantidores da “democracia” divina vão exigir os materiais mais luxousos e caros que existem na face da terra?
E os burros dos contribuintes vão pagar tudinho.
Palhaçada
Pra quem não sabe, estamos sob regime comunista.
É assim começa uma ditadura, falou mal é destituído, suas contas são bloqueadas e PRESO, portanto….anos de chumbo.
Porque temos que pagar para tantos ministros se o Alexandre de morais define tudo e os outros só assinam em baixo ? Ainda podemos perguntar ?
O Brasil está derretendo, literalmente!!
A quadrilha de morte liderada pelo faraó psicopata.
Maioria no STF referenda a determinação de prisão dada por Alexandre de Moraes e não poderia ter sido diferentemente.
Prende Anderson Torres é como Alexandre de Moraes estivesse prendendo uma parte de Jair Bolsonaro, ou não> Vejamos: por que Alexandre de Moraes não mandou prender Flavio Dino? Ele foi avisado pela ABIN, e nada fez.
Nós continuaremos a ser manipulados e a mercê de Alexandre de Moraes ad infinitum, posto que o tempo para que ele fosse sacado do STF, julgado e condenado passou.Os militares medraram e o o Brasil que se dane.
Os dois ministros indicados por Bolsonaro são duas figuras apagadas e que não buscam nenhum protagonismo !! O Capitão foi infeliz nas escolhas . Já a Rosa Weber é uma vaquinha de presépio e permite que Alexandre de Moraes faça gato e sapato dentro do tribunal!!
Parece que o Alexandre de Moraes que é presidente do STF. A responsabilidade do presidente da casa juntamente com seus assessores do setor de segurança deveriam também ser responsabilizado. Quem é que é responsável pela segurança do STF? Esta pergunta é de quem não é bolsonarista nem lulista.
Todos maria vai com a outra
O que eu sabia é que a assembleia legislativa de cada estado quem tem o direito de cassar o governador da sua unidade federativa.
Estou enganado?
Ninguem se atreve a discordar do boogeyman ( bicho papão ) do S.T.F. É inacreditável o nível de covardia desses sujeitos. O Moraes se tornou o Alpha e o Omega, ele é o princípio e o fim, o Boogeyman é muitos como em um Legião de demônios habitando um corpo.
colegiado???? esta + para cooperativa da ditadura !
Tem que apurar se não houve crime de prevaricação por parte do governo federal já que a ABIN há dias vinha monitorando os acampamentos e informou ao GSI ligado diretamente a presidência que poderia haver manifestações na Esplanada com grande possibilidade de vandalismo
Curioso que estas decisões em desfavor do País são rápidas e o que se precisa votar mesmo em favor do povo demora este tal de STF.
Já eram os deuses, agora não sei para onde serão promovidos.
PARA O INFERNO ESSA GENTE
o Brasil precisa acabar com essa gente
Só uma pergunta: Se algum Ministro do STF discordar de Alexandre de Moraes ele manda prender? Curiosamente todos tem a mesma opinião, não vemos votos divergentes.
Mandaram prender um comandante da PM… qual será a nota da PMDF sobre o assunto? Será que vão se manifestar? Curioso para saber.
Ninguém solta a mão de ninguém.