O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a apreensão de armas e a suspensão do porte da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela tinha recorrido contra a decisão do ministro Gilmar Mendes. O recurso foi rejeitado nesta sexta-feira, 17, com seis votos contra a deputada, até agora. Os ministros votaram no Plenário Virtual do STF.
Carla teve as armas apreendidas e o porte suspenso depois de ter se envolvido, em outubro, um dia antes da votação do segundo turno, em episódio com um apoiador do presidente Lula. Sentindo-se ameaçada, como afirmou à imprensa e em depoimento, ela sacou a arma em uma rua de São Paulo e perseguiu o homem.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
No recurso, os advogados da deputada alegam que não há elementos para justificar as medidas restritivas, porque, diante das ameaças e da dinâmica dos fatos, Carla estava em situação de legítima defesa e usou meios necessários e moderados, sem nenhum disparo. A defesa disse ainda que não há competência do Supremo, porque os fatos não têm relação com o mandato.
Relator do caso, Gilmar Mendes votou pela rejeição do recurso. O ministro afirmou que, ao oferecer a denúncia, a PGR delimitou “o vínculo entre a atividade parlamentar e os fatos”. O voto de Mendes foi seguido por Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.
Relacionadas
Com este episódio, o STF esta mandando o seu recado ao povo. Primeiro desarmamos as autoridades que são contra o regime, depois desarmamos o povo.
Atitude ridícula de retaliação. Só isso!
Bem feito! Essa sra teve uma votação significante e se achou; foi fazer aquele papelão um dia antes do 2o turno. Acabou atrapalhando o Bolsonaro.
Tomou no caneco, Espanha!
Ministros, revoguem por favor o porte de todos os traficantes do RJ, que correm nas ruas atrás de pessoas de bem e fazem arrastões quase que diariamente.
Enquanto isso a polícia do Rio de Janeiro está proibida de fazer operações para combater criminosos! Deve estar lotado de armas ilegais com a bandidagem lá!
Alguém tinha dúvidas sobre isto?
Tudo que se refere a ajudar bandidos, logo se forma maioria .
Diga-me quem te indicou e direis quem tú és!
Essa notícia demonstra muito bem a pequenez do STF. Em que lugar do mundo um juiz da suprema corte perde tempo julgando se o cidadão a ou b, independente se é deputado ou não, pode ou não portar uma arma. Em Pindorama não apenas um juiz mas a corte toda. Esses sujeitos não valem nada.
É uma retardada! Totalmente despreparada para possuir e portar uma arma! Desequilibrada! Com isso, denigre a imagem de que se dedica à prática de tiro, e que conquistou o direito de, não apenas possuir uma arma, mas também de portá-la! A besta, até hoje, não deu uma explicação plausível e coerente para o que se passou no dia da última eleição. Parece a Joyce Hasselman!!!!
Percebe-se que essa decisão é própria de países democráticos???!!!!!. E os traficantes desta democracia cheios de armas. A quem apelar?
Os mesmos, sempre unidos.
Ora, direis… que surpresa!
Esperar o que de gente que é a favor de bandidos!