O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ainda presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), terão de prestar informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre processo de privatização dos Correios. O pedido por esclarecimentos sobre o rumo da empresa estatal foi registrado pela ministra Cármen Lúcia nesta quinta-feira, 28.
Leia mais: “‘O modelo estatal fracassou’, diz membro do Ministério da Economia”
Em sua requisição, Cármen determina que os posicionamentos por parte de Bolsonaro e Alcolumbre precisam ocorrer com “urgência e prioridade”, conforme destaca o site do STF. Assim, a ministra deu prazo de cinco dias para a Corte receber informações a respeito da possibilidade de se desestatizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Com a determinação, Cármen Lúcia dá sequência à Ação Direta de Inconstitucionalidade registrada pela Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap). Para a entidade, os Correios não podem ser inseridos no Programa Nacional de Desestatização, que teve algumas regras modificadas a partir da aprovação de projeto de lei defendido pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo.
Para a Adcap, os Correios não podem ser vendidos pela União — e devem seguir bancados pelos pagadores de impostos do país. Segundo a associação, a Constituição prevê que cabe ao Estado atuar na parte de serviço postal. O mérito da questão ainda não foi analisado pelo STF.
É fácil para o governo responder : É a única empresa que não tem concorrência e está quebrada.
Infelizmente, vamos ter que carregar essa cruz por muito tempo. A saída é dividir a empresa numa parte boa e uma parte podre. A podre o governo assume. Interessante é que os funcionários públicos não podem ser relocados em outros serviços. Se o sujeito é postalista, postalista será até morrer. E quem precisa de postalista?
Lucio você saberia nos informar quanto o Governo Federal repassou para os Correios no ano passado. Pelo menos um valor aproximado. Não consigo encontrar. Obrigado
Já deveria ter sido privatizado há muito tempo .
Cabide de empregos e mamatas . Um horror .
Essa senhora é assim tão mal informada??? Por que ela não acompanha as entrevistas do Paulo Guedes? Por que não se informa nos sites e na mídia social do Governo Federal?
Você sabe me informar em quantos e quais países o serviço postal é privado? Obrigado.
Correios, símbolo de ineficiência , corrupção e politicagem. Privatização já!
E essa teta é enorme. Os Correios são um dinossauro gigantesco, ultrapassado, caríssimo, que deu prejuízos colossais ao país com o rombo dos fundos de pensão. Acho graça quando dizem que ele é autossuficiente com o dinheiro dos impostos. Como assim? Os impostos existem para as necessidades do país, não para sustentar estatal. Acho graça quando dizem que ele é uma empresa das mais eficientes do mundo. Sério? Comparado com quem se só existe ela? Só na cabeça dos comunistas e da militância sindical, desesperada ante a possibilidade de irem para o mundo real da eficiência e competitividade, tem cabimento o 5º maior país do mundo, com 8,5 milhões de km², 210 milhões de habitantes, 5570 cidades TER UMA ÚNICA EMPRESA ESTATAL QUE DETÉM O MONOPÓLIO EXCLUSIVO DO SISTEMA DE POSTAGENS. Essa mentalidade é de uma estupidez astrofísica. Com a iniciativa privada no setor, os serviços serão melhores, mais baratos e sempre pressionados pela modernidade. O Brasil merece um correio privado. Privatizem já.
Perfeito, Agn. Aqui na minha casa não há entrega de correspondência pelos Correios. Local de classe média. Foram, durante décadas, com muita sede ao pote. Certa vez, numa pequena cidade dos EUA, procurei uma agência do correio. Nada. Foi qdo me encaminharam para uma papelaria. Ali funcionava um posto dos correios. Simples, né? Custo zero.
Excelente! Muito bem colocado… Quem esperneia são aqueles que estão com medo de perder suas sinecuras e suas mamatas.
Os Correios brasileiros são uma excrescência.
Privatização já!!!
Amigo, uma pequena dúvida. Você realmente verificou estas informações? Onde posso encontrar? Tem algum link para alguma matéria? Agradeço.
Maga Patalógika, conte pra nós, quanto é que você tá levando nessa?
Fazem de tudo para não deixar secar mais uma teta…
Eu pensava que o STF era para julgar constitucionalidades. Acho que passou da hora de alguém colocar essa merda no seu lugar.