O Supremo Tribunal Federal (STF) pretende dar fim ainda nesta semana ao imbróglio sobre quem vai substituir Deltan Dallagnol como um dos representantes do Paraná na Câmara dos Deputados. A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, inseriu o assunto na pauta do plenário virtual.
Pela atitude de Rosa, os dez integrantes do STF terão até às 23h59 de sexta-feira 9 para votar sobre como a questão será resolvida. O tema entrou na pauta do plenário virtual, sistema pelo qual os ministros somente informam suas decisões, sem a necessidade de discussões, depois que Dias Toffoli atendeu, em caráter liminar, ao pedido feito por Luiz Carlos Hauly.
Membro do Podemos, mesmo partido de Dallagnol, Hauly entende que ele deve ser o herdeiro da vaga. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu, ao cassar o mandato do ex-procurador da Lava Jato, que os votos deveriam ser preservados e contabilizados em favor da legenda. Entendimento esse acatado por Toffoli na quarta-feira 7.
Leia mais:
A decisão de Toffoli, no entanto, diverge do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PE). Mesmo com o parecer do TSE, o órgão estadual da Justiça Eleitoral entendeu que, com a cassação de Dallagnol, Itaim Paim, do Partido Liberal (PL), deveria ser diplomado deputado federal eleito. De acordo com o TRE-PR, Hauly não alcançou o quociente eleitoral mínimo.
A saber, Hauly recebeu pouco menos de 12 mil votos nas eleições de 2022. Paim, por sua vez, foi a escolha de mais de 47 mil eleitores paranaenses.
STF, Dallagnol e a vaga na Câmara dos Deputados
A entrada do caso sobre Hauly ou Paim na pauta do Supremo é mais uma derrota para Deltan Dallagnol no Poder Judiciário. Ele recorreu ao STF na tentativa de voltar ao cargo no Congresso Nacional. No entanto, de forma liminar, Toffoli rejeitou o pedido dele — e essa ação ainda não entrou na pauta da Corte.
Dallagnol recebeu mais de 344 mil votos na disputa eleitoral do ano passado. Assim, ele foi o candidato mais bem votado no Paraná para o cargo de deputado federal. O TSE, contudo, cassou o mandato dele. De acordo com o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, o ex-procurador tentou “burlar” a Lei da Ficha da Limpa.
Leia também: “Pecadores vingativos”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 166 da Revista Oeste
STF definindo que vai substituir Dallagnol na Câmara dos Deputados? Nunca pensei que você ver uma aberraç~´ao dessas! Cadê os poderes independentes?
Só com um STF e Congresso tomado por inescrupulosos e corruptos, com o auxílio das FA omissas e coniventes, e com um povo covarde, é que o STF passará, de fato, a designar os membros a nos representar.
Estamos consolidando a Ditadura no Brasil, depois não poderemos reclamar!
Quando eu era pequeno, tinha medo da loira do banheiro. E hoje ela encarnou como ministra do STF. Vade-retro vagaba!
Rosa Weber é excelente ministra
Tem que antecipar seu voto no marco temporal
Mulher nota 10.
Orgulho da nação Brasileira
Expoente na luta contra o facismo
Deus abencoe
O STF está se metendo em muita coisa que não deve! Cade a independência entre os poderes?
A cassação foi vingança ,STF está preocupado em ativismo político, Justiça nessa Corte não existe
Essa ministra é um lixo.
Uma ministra medíocre, admiradora do PSOL, vai tarde, MUITO TARDE. Fara tanta falta qto um pandeiro num funeral.
Se o candidato foi considerado inelegível,mesmo retroativamente,os votos deveriam ser simplesmente anulados e uma nova contagem deveria ser feita.Mas o STF não fará isso,porque a cassação do deputado foi pura vingança.
STF não está preocupado em fazer justiça e sim política, e de baixo nível!
Eu acho que o substituto deveria ser o Marcola.
Rosa Weber é excelente ministra
Tem que antecipar seu voto no marco temporal
Mulher nota 10.
Orgulho da nação Brasileira
Expoente na luta contra o facismo
Deus abencoe
Quer dizer que agora quem define a composição do Congresso é o STF, ora cassando alguns, ora escolhendo seu substituto. O voto do povo não tem valor, o poder não emana do povo. Parece que o Congresso não tem nenhuma serventia, já que se submeteu à tutela do Judiciário, está com a espinha dobrada, pronto para o abate.
Verdade. Congresso não serve para nada. Não sei pq sustentamos tantos vagabundos que não servem para nada. Vamos deixar só o STF, ai podemos reduzir os impostos.
VOCÊ QUE É UMA PESSOA DECENTE E CORRETA E APOIA O pt, VOCÊ ESTÁ CONFUNDIDO MEU CARO. vÁ ESTUDAR, BUSQUE SABER. POIS O PROBLEMA É MUITO PIOR DO QUE PODEMOS IMAGINAR.
Em pouco tempo veremos o STF dando palpites e interferindo na NASA, na SCOTLAND YARD, na CIA e até na TESLA. Virou um agrupamento de intrometidos que pensam que TUDO PODEM. Absurdo!!
STF sempre com ardilosos subterfúgios para manipular decisões. Vergonhoso!
*Deltan. Corretor filho da pu**!
TI do Oeste tenho que mander esta para publicar a primeira
Gente fecha tudo e deixa a Súcia de Trambiqueiros Fajutos governat o pais.
STF, rsrsrsrs. Sem credibilidade alguma.
Mas os notáveis não estão nem aí para o povo.
Querem mais é garantir o poder a esquerda