Dos 30 ministros que compõem o Superior Tribunal de Justiça (STJ), 24 foram indicados pelo PT, informou levantamento do site Poder360, publicado no domingo 9. Além disso, até 2026, o presidente Lula poderá indicar outros seis nomes à Corte. Em dois mandatos, o petista emplacou dez nomes no STJ.
A função do STJ é julgar crimes praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de Tribunais de Contas e procuradores da República. Um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
O STJ foi criado pela Constituição, que estabelecia a indicação do presidente da República para os ministros da Corte. A Corte nasceu por causa da extinção do Tribunal Federal de Recursos, instalado a partir da Carta Magna de 1946.
Relacionadas
PT vai indicar ministros do STF
Além de ministros no STJ, o PT vai indicar dois nomes ao Supremo Tribunal Federal. As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Em síntese, a composição da Corte permanecerá tingida de vermelho: sete indicações do PT.
Depois de Lewandowski e Rosa Weber, o próximo ministro a se aposentar é Luiz Fux, em 2028. Do total de integrantes da Corte, Nunes Marques e Mendonça são os ministros mais novos do STF. Também são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte hoje. Ambos se aposentarão em 2047.
Leia também: “O custo da ineficiência”, reportagem publicada na Edição 126 da Revista Oeste
Pergunta:
— “Tem algum futuro isso?”
Resposta:
— “Nao.”
Os ‘almofadinhas’ que se acham mais inteligentes do que as outras pessoas. Posam de intelectuais, de ‘otoridades’ mas só chegam aos cargos por indicações de políticos ladrões e corruptos. Depois rasgam a Constituição, ignoram as leis e decidem as vidas dos pés de chinelos servindo a politicalha.
Isso nunca será justiça! Representa a oligarquia e a corrupção.
É a venezuelização do Brasil a passos acelerados. Todas as instituições aparelhadas e uma força armada omissa que só aparece em desfile.
Não precisa de mais nessa casa de horrores.
Só tem um culpado nisso: O Senado.
Ao invés de fazer sabatinas, aceitam o beija-mão e depois são covardes o suficiente para não colocá-los para fora por se tornarem políticos de carteirinha. A começar pelo Pachequinho.
Parabéns aos esquerdistas. Como sempre, dão aula de “Xadrez-4D-dentro-das-quatro-linhas”. Vamos apanhar muito até aprender.
Se no reino da Dinamarca ha algo de podre o que dira numa republiqueta onde um partido de quem nunca trabalhou na vida determina o que é justiça. Nao eleitos mandando no pais sob a vista grossa de um congresso cheio de rabos presos.
Rumo ao fundo do poço.
Deveria, mudar o nome. (Supremo tribunal da vergonha).
Que justiça????
Estamos ferrados com esses indicados pelo chefe da quadrilha , vivemos uma máfia no judiciário brasileiro, se fizerem uma pesquisa seria acredito que 80% dos brasileiros não acreditam em nossa justiça.
Está tudo em casa… Indicação de político para cargo na Justiça. Que justiça?!?!?!