Na terça-feira 18, o Ministério Público, que atua com o Tribunal de Contas da União (TCU), pediu a suspensão do crédito consignado do Auxílio Brasil, aprovado e regulamentado pelo governo federal para permitir que beneficiários possam pegar empréstimos com desconto direto no benefício.
Assinada por Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral do TCU, a representação tem o objetivo de impedir o suposto uso eleitoral da medida. Baseando-se em uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, Furtado afirma que “não é desarrazoado supor, como sugere a matéria jornalística, que o verdadeiro propósito dessas ações, ou pelo menos da forma como elas vêm sendo conduzidas, seja beneficiar eleitoralmente o atual presidente da República e candidato à reeleição”.
Furtado é o mesmo membro do MP perante o TCU que, em 2020, fez uma representação sugerindo, inclusive, investigar o então presidente norte-americano Donald Trump por divulgar o uso da hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento de covid-19. A sugestão foi feita em representação na qual pedia ao TCU que proibisse Bolsonaro de falar sobre os medicamentos.
Na representação contra o empréstimo consignado, o subprocurador-geral afirma que as ações para implantar o empréstimo consignado se deram com “agilidade inesperada e, muito provavelmente, de maneira açodada”, e “se organizam, conforme revela a reportagem, de modo a alcançar sobretudo mulheres, parcela do eleitorado na qual o Presidente Jair Bolsonaro encontra resistência”.
Por isso, sustenta Furtado, “com a aproximação do segundo turno das eleições e com as dificuldades enfrentadas pelo presidente nas pesquisas de intenções de voto, tudo indica tratar-se de medida destinada a atender prioritariamente interesses políticos-eleitorais”.
Com essa fundamentação, ele pediu ao TCU que obrigue a Caixa Econômica Federal a suspender os empréstimos até que a Corte de Contas analise seu pedido.
A liberação para a Caixa e outros 11 bancos concederam crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil ocorreu no dia 10. Pelas regras, o valor do empréstimo não pode ultrapassar 40% do Auxílio Brasil, que é de R$ 400. Assim, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, no prazo máximo de 24 meses, de acordo com a Lei 14.431/2022, que permitiu o consignado a quem recebe o benefício.
Furtado é o da turma do Bruno Dantas, do Renan Calheiros, do Lula, do TSE, do STF, que fazem de tudo para a eleição de Luladrão!
Lembrando que quem manda no TCU é o tal de Bruno Dantas, capacho, estafeta, cúmplice e despachante do Renan Calheiros.
Pra que congresso nacional,presidente da república,eleições, se temos IMPRENSA VELHA,MP,TCU,STF e os partidos de esquerda no comando da nação?
Há um conluio entre eles e desde 2019 é essa gente que realmente manda no Brasil.O voto do eleitor não vale absolutamente nada.
Outro verme querendo aparecer ou muito bem comprado pelo PT!
ISSO PODEM VIR TODOS UM AMARRADO NO RABO DO OUTRO TODOS ESSES DEMÔNIOS TCU STF TSE STJ PT CNBB ETC PODEM VIR E SE PREPARAR PARA VOLTAREM DE ONDE NÃO DEVERIAM TER SAÍDO DO INFERNO,ISSO TODOS JUNDOS DE VOLTA PRO INFERNO E PRESTAR CONTAS A LUCIFER,EM O NOME DO SENHOR JESUS.
LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAADDDRRRAAAOOO!
SE ESSE PESSOAL LGBTEDFGYTCD++ SOUBESSEM O QUÊ É COMUNISMO VOTARIAM EM BOLSONARO,PORQUE COMUNISMO NÃO ACEITA DE FORMA ALGUMA ESSE PESSOAL, QUE SÃO NOSSOS IRMÃOS E QUERIDOS,CADA UM COM SEU CADA UM,MANO!
Luiz Fernando Nunes Martins disse tudo!
A maior convicção que temos hoje é a certeza do aparelhamento da máquina pública por parte da esquerda raivosa. Esses bandidos travestidos de servidores públicos fazem o diabo para impedir as noas ações do atual governo, tentando de todas as formas, sejam elas legais ou não, impedir os avanços do povo em direção à autonomia individual. Um povo livre, capaz e autônomo vai contra os anseios e planos da esquerda, a qual quer a todo custo voltar a escravizar o povo pobre a base de necessidades fisiológicas de fome e dignidade. TCU, STF, STJ, TSE, PF… São tantos órgãos aparelhados e sendo usados com fins políticos para derrubar o atual governo que já não dá mais pra confiar em ninguém que tenha feito concurso e assumido cargo público da década de 90 pra cá. São verdadeiros cavalos de Tróia plantados pela esquerda comunista raivosa. Pena de morte por traição à pátria e ao povo é pouco castigo pra esses vermes.
É INACREDITÁVEL O FATO DE CERTAS PESSOAS CONSEGUIREM OCUPAR CARGOS
ADMINISTRATIVOS RELEVANTES!
Esse senhor já descobriu que o órgão dele não faz parte do judiciário cabendo a competência somente de julgar contas de governos?