O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou nesta quarta-feira, 31, para julgamento um recurso apresentado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em processo recebido pela Corte em 2019. Na ação, o parlamentar é denunciado pelo crime de corrupção passiva.
Com a liberação, a Primeira Turma do STF deve analisar o caso envolvendo Lira na próxima terça-feira, 6. Atualmente, o colegiado é composto dos ministros Luís Roberto Barroso (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.
A liberação do caso para julgamento ocorre por meio de Dias Toffoli, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o processo) em 2020, informa o jornal Valor Econômico. Hoje na Segunda Turma, o ministro integrava a Primeira Turma do STF na ocasião. Ele voltará à Primeira Turma de forma excepcional para julgar o caso.
Antes de o julgamento do recurso apresentado pela defesa de Lira ser interrompido por Toffoli, a Primeira Turma do STF havia formado maioria para manter o presidente da Câmara na condição de réu por crime de corrupção passiva. Barroso, Moraes e Marco Aurélio (aposentado desde julho de 2021) tinham votado contra o parlamentar.
Caso o processo siga adiante na próxima semana, e a Primeira Turma confirme Lira como réu em ação penal, ele ficaria impedido de, eventualmente, assumir a Presidência da República, mesmo que interinamente. O presidente da Câmara dos Deputados é o segundo na linha sucessória no comando do Executivo federal, logo depois do vice-presidente.
Em 2016, o STF decidiu que réus são impedidos de assumir o comando do Palácio do Planalto, mas podem comandar a Câmara (caso de Lira) e o Senado.
A denúncia contra Arthur Lira
A denúncia que pode tornar Arthur Lira réu pelo crime de corrupção passiva foi apresentada em 2018 pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge. De acordo com ela, o parlamentar teria recebido propina de R$ 106 mil. O valor, segundo o Ministério Público, foi pago pelo presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) na ocasião, Francisco Colombo.
E parece que liberar o pai do processo, e liberar MP 1 BI , foi pouco e assim congresso ficha limpa amarrado .Assim STF IMPEACHMENT AMARRADO SO SERÃO OS QUE O STF quiser!?!?
Não vejo chance de GILMAR E O PROPRIO TOFOLLI RESPONDER PELAS MESADAS, O ALEXANDRE PELAS INCONSTITUCIONALIDADES E ASSIM FICA COMO ESTA OU PIORA COM APOIO DO EXERCITO E O TAL CODIGO FONTE PASSA E PERPASSA de 2026.
Estão derrubando um por um, essa nossa direita que não reaja pra ver.
Olha a resposta do sistema para o Lira. Melhor ele levar ao plenario da camara o pedido de cassação do molusco ja, ja, antes que acabe cassado.
Olha a ditadura togada pressionando o Lira para ele ser mais colaborativo com o governo, simples assim!!! Senao ele terá o mesmo fim do Collor, que so foi condenado pq apoiou Bolsonaro!
Ah sim. Que conveniente!
Justo agora que o Lira está querendo atrapalhar as pretensões do molusco.
Brasil cada vez mais parecido com a Venezuela
Bom Dia. Ditadura.
Olha o método. Lira desagrada o governo. STF coloca processo na pauta para pressioná-lo. Não que Lira seja santo, longe disso, mas a intimidação é clara.
Lira saia da posição de quatro e faça valer o poder do seu cargo ou daqui a pouco estará no esgoto. Tem que peita esses poderes podres.
Ha ha ha! Chegou o doente mental. Aproveite que o maduro está na área, e vaza com ele pra “Disneylandia” kkk
Se eu fosse o lira, não perderia um minuto pra acender um “fogo de encontro” contra
esse desgoverno e seu judiciário podre.
Que ele faça logo, enquanto há tempo!
O direito tem que deixar de ser uma opinião e passar a ser quase uma ciência.
É preciso reformar tudo no judiciário.
Por exemplo: os processos têm que ter um trâmite rigoroso em termos de tempo e de procedimentos.
E se os responsáveis não seguirem o rito, sejam responsabilizados.
Não dá pra sustar o pôr em jogo um processo conforme a vontade do dia e do freguês.
PRECISAMOS TRANSFORMAR O PAÍS EM UMA REPÚBLICA.
Mas com ajuda de quem? Os “intelectuais” são deveras limitados. Os de arma, nem se fala.
Sem uma reforma séria, o crime vais destruir tudo a longo prazo.
Precisamos de homens decentes e inteligentes. Mas onde? Onde? Onde?…
As gavetas do &TF, são verdadeiros cofres nas quais processos são investimentos rentáveis para futuras negociações. Se não fizerem o que os mestres mandarem, os papéis são colocados à venda no mercado de ações. Outra excrescência, são os tais pedidos de vistas. Ficam à perder de vista e a prazo fixo. O “por debaixo dos panos, já morreu.
Concordo plenamente
TODOS esses vermes pagarão muito caro pelo que estão fazendo, fato!
Estamos precisando de um Lutero aqui no Brasil
Eu queria saber aonde é que não tem corrupção neste país. Só pegando o Brasil e jogar pro mar do norte
Oi!
Vingança??? Ela continua… kkkkk O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Vão vendo.
Enquanto a Oposição não agir como Oposição. estaremos nas mãos do Molusco e do STF.
Agora o comunista corrupto obrigatoriamente descerá do muro e terá o lado explícito que é o do ladrão. A ditadura comunista irá desabrochar rapidamente. Observem, se ele for contra qualquer coisinha do ladrão comunista o STF põe ele na cadeia.
Temos uma “suprema corte”, como dizia o cachaça, “acovardada”. Acovardada, naturalmente, é uma ironia.
Prenderam o rabo do homem… agora ele vai ter que fazer o que acham que tem que ser feito.
É uma piada né? Hahahaha o cara é investigado, mas pode presidir a Câmara dos Deputados? Só não pode ficar na presidência da República em caso de afastamento do presidente…..ora, porque não? No caso do presidente ser um condenado em 4 instâncias, que problema tem ele ser substituído por um suspeito apenas???? Melhor rir já que a gente não sabe de onde saem essas leis kkkk
Erva mofada dá nisso.
É melhor Lira dobrar a aposta se não será engolido.
Vamos ver se Lira tem coragem ou é mais um frouxo vendido.
Retaliação do sistema que quer mandar no Brasil e nos brasileiros
Não sei porque, mas estou sentindo um cheiro de churrasco…
Nossa, que coincidência, não? Nada a ver com Lira não estar ajudando o Dilmo. Nada. Apenas coincidência, mesmo.
E a perseguição continua. Enquanto isso o Renan Calhorda se livra de todos os processos.
Setf é o pai daquele jogador ruim de bola, que no caso é o larápio, larapio cobrará um pênalti.
Liran é o goleiro e o pai do larápio, setf, viu ele saindo de um motel com outra mulher…e agora usa dessa pulada de cerca do liran para chantagea-lo pro larápio poder fazer o gol…
Larápio só está em campo por causa do pai, se fosse em qualquer outro clube, nem no banco ficaria.
Não sei se o Lira é culpado ou inocente. Por acaso ele foi julgado por um tribunal capacitado? O Molusco foi julgado e condenado por três tribunais capacitados ou é tudo mentira isso daí? Se o Molusco está liberado para exercer a presidência da república, o Lira não pode? Por que? Os pesos e as medidas são diferentes? Hein? Hein?
Não sei se o Lira é culpado ou inocente. Por acaso ele foi julgado por um tribunal capacitado? O Molusco foi julgado e condenado por três tribunais capacitados ou é tudo mentira isso daí? Se o Molusco está liberado para exercer a presidência da república, o Lira não pode? Por que? Os pesos e as medidas são diferentes?
Claro que o Renan Calheiros pediu pra seus amigos do STF fazer isso. Se lira for condenado não pode assumir a presidência do país, mas se o maior corrupto do país é o presidente, porque lira não pode? Coisas da nossa justiça, desacreditada!
independentemente de gostar ou não do Lira, o STF quer julgar o processo num momento crucial em decisões do Congresso. Claro, em favor do Lula.
Não que esse Lira preste, mas isso aí é pura intimidação pra mostrar quem manda. É a ditadura do judiciário que o Brasil vive.
Fica claro que é para o pressionar e favorecer o governo,mas também fazer oque né, é corrupto puxando o tapete de corrupto, e Lira é um dos tais.
Momento propício!
Justamente quando o ladrão mor precisa de uns servicinhos da câmara.
Estamos na dependência dos deputados Mocorongos da direita.
Não nos decepcionem!!!!
ESTÃO QUERENDO PRESSIONAR O LIRA, PARA QUE ELE CONTINUE A CONDUZIR A CÂMARA COMO PAU MANDADO DO STF E DO GOVERNO.
Eis mais um pedido do Dilmo.
O sistema é beuti
Bruto