Apesar do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conseguir reeleger-se para o cargo, na quarta-feira 1˚, os votos de seu adversário na disputa, Rogério Marinho, representaram a força do bolsonarismo na Casa, mesmo depois da derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro para Lula, em 2022.
O placar registrou 49 votos para Pacheco e 32 para Marinho (mais de um terço da Casa). Em 2020, ao disputar o comando da Casa com Simone Tebet (MDB-MS), Pacheco obteve o apoio de 59 senadores, contra 21 da adversária.
No duelo contra Rogério Marinho, Pacheco esperava obter uma diferença de pouco mais de 20 votos, o que não ocorreu. O presidente do Senado contou com a ajuda inédita do PT para conseguir os 17 votos a mais que lhe deram a vitória. Isso porque o governo Lula liberou cargos de segundo escalão, para virar votos. Lula também liberou ministros para irem ao Senado e ajudarem Pacheco, entre eles, o da Justiça, Flávio Dino.
Com o resultado, a oposição tem mais que o necessário para pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que requer 27 assinaturas, por exemplo. Também pode pressionar a presidência por alguma comissão na Casa, ainda que não de muita relevância. Além disso, a quantidade de votos obtidos por Pacheco é o limite que se precisa para aprovar uma proposta de emenda à Constituição. Portanto, se houver alguma dissidência na base do governo, vai ser preciso negociar com a oposição.
“À medida que o governo for avançando, a nossa função é fiscalizá-lo”, disse Marinho, depois da derrota. “É fazer o contraponto. É estabelecer o debate. Isso é uma dinâmica do próprio Congresso Nacional, em função das ações que o governo deverá empreender.”
Marinho deu a entender ainda que o governo petista trabalhou nos bastidores pela eleição de Pacheco. O senador não deu detalhes.
A eleição da ameba Pacheco evidenciou que a prática corrupta da petralhada do toma lá dá cá continua viva.
Senadores e deputados estão prontos para um impeachment, Alckmin vem ai.
Tbm penso assim, mas….
Tbm penso assim, mas….
Tem certeza de q é a melhor opção?
Temos de cutucar até mudar!
Água mole, pedra dura, tanto bate até q fura
A reportagem está errada. O número de votos do Pacheco foi 49 e o exigido para PEC é 54. O Pacheco ganhou, mas vai ter que suar muito ainda para levar …
Rogério Marinho só não se sagrou vencedor pelo fato de alguns ministros do STF terem feito campanha aliciando outros senadores para votarem no Pacheco.
Na minha opinião, essa foi a maior motivação para a derrota dele.
Aonde já se viu, ministros de cortes jurídicas agirem com cabo eleitoral!!
Pode isto?!
Ligação de ministros do stf para Senadores ? Ou é Fake, aí cai no Inquérito do Fim do Mundo ( um absurdo jurídico – 04 anos sem fato determinado e ilegal ) ou se ocorreu, os ministros devem responder juridicamente e serem impichados – interferência em outro Poder. Como dizem : ” Estamos ou não estamos em um Estado Democrático ” ?
No Brasil de hoje não só pode ,como efetivamente acontece.
Roubaram novamente eo dinheiro falou nos bolsos desses vagabundos , corja de bandidos que só dão prejuízo
O limite para aprovar uma PEC não é 49, é 54 votos (2/3 dos senadores) em 2 turnos de votação.
Desculpem-me pelo erro. O número correto é 49.
Fisiologismo na política é uma doença incurável nesta porcaria de país
Tá certo.
Já comentei, mas não resiste dar im pitaco na manchete, muito idiota.
Sem dúvida a Súcia de Trambiqeiros e Farsantes, entrou em ação, ameaçadando senadores nordestinos que tem processos sendo engavetados por suas excrecências
O povo cobra uma transparência e o senado na contra mão dos que os que os empossaram proíbe voto aberto, isto não nos deixa ver se nossos elegidos votaram de acordo com nossa linha, triste, um país cada dia mais triste.
Alguém pode dizer-me se pode numa mesinha de quinta categoria os votos no papel serem jogados e mal cuidados pela mão de uma mulher que propositadamente ou não deixa cair no chão um destes votos .Nem em votação de rainha de escola primaria deve ser assim . Cadê auditoria? E desde quando os próprios candidatos ficam contando os votos e sendo tipo fiscais de mesa de quinta ? Foi isto que pareceu na filmagem ao vivo.Alguem pode me dar uma luz?
Os políticos brasileiros só se interessam por eles mesmos. O ladrão pagou milhões de reais e comprou o Senado também. Está tudo comprado agora: Senado, camara federal, militares e toda a justiça brasileira de todas as instâncias. O comunismo está aí! A ditadura está aí. O bandido agora está hiper poderoso. O Brasil acabou!
E isso que essas eleições foram secretas, com as outras eleições habituais sendo abertas, a proporção de senadores que vão votar contra as diretivas do PT vai aumentar, chegando em grande proporção das vezes a mais de 50% dos senadores (ainda mais sem essa extravagancia de levar os ministros para lá).
Acho o cúmulo do absurdo mais uma sujeira imunda em uma eleição vendida, em um país que realmente apoia a corrupção!! Sem palavras e indignada 😡
Mais uma vez eleicao suja porque o excreto do lula como sempre usando de sujeira liberando 14 ministros p votar
Bando de vagabundos
Pelo menos elegemos deputados e senadores de direitcha…KKKKKKK
Meus amigos da Oeste, por favor, troquem o título da matéria! “Tamanho da derrota…”?Não! Aalgo como “Votação massiva em Marinho assusta o governo e municia a oposição.” é o fato.
Concordo. Definir o título, lead e legenda de foto/ilustração de matéria exige algum conhecimento. Mas principalmente ter lido e entendido o conteúdo. E a imparcialidade é própria do bom jornalismo.
Isto mesmo, mas deve ser pra não chamar atenção
Isso vem de encontro preocupante sobre o desequilíbrio dos Poderes. O Judiciário está livre sem controle são vitalícios e pode exercer pressão sobre os mandatários temporários. É muito preocupante.
Será que tinha, teve ou terá uma eleição limpa, onde os valores à defender são o Povo, a Pátria, a Liberdade e a Economia do país e não um Toma Lá, Dá Cá para impor uma ideologia e largos “benefícios” financeiros aos “vencedores”
Uma vergonha essa votação!! Até ministro do Supremo pedindo voto para o Pacheco.
E a constituição, que hoje em dia está mais para um gibi do que para uma carta magna, segue sendo rasgada por quem deveria ter a obrigação de zelar pela mesma. Brasólia, republiqueta de bananas!!!
“O placar registrou 49 votos para Pacheco e 32 para Marinho (mais de um terço da Casa).”
Por que não colocar a porcentagem correta? Foi muito mais de um terço.1/3 de 81 corresponde a exatamente 27 votos.Ele teve 32.Isto dá cerca de 40% dos votos.
Porque você não vai ligar na globo e ficar por lá mesmo? A propósito, não é porque vem de uma família de bovinos que tem o direito de achar que todos são como você. Há gente decente neste país e não estão alinhadas com ladrões.
Porque você não vai ligar na globo e ficar por lá mesmo? A propósito, não é porque vem de uma família de bovinos que tem o direito de achar que todos são como você. Há gente decente neste país e não estão alinhadas com ladrões.
“À medida que o governo for avançando, a nossa função é fiscalizá-lo”, disse Marinho, depois da derrota. “É fazer o contraponto. É estabelecer o debate. Isso é uma dinâmica do próprio Congresso Nacional, em função das ações que o governo deverá empreender.”
Nós, os 48 milhões de Brasileiros que votaram no Bolsonaro devemos abrir os OLHOS e ajudar a fiscalizar as ações do atual governo.
Se o gado morrer o carrapato passa fome!
Se o cado morrer, o carrapto, sugador, morre também!!!
Lula, o facilitador de acesso ao erário federal que todas as grandes forças ocultas e não ocultas queriam de volta na cadeira presidencial, seja lá por qual método fosse – e conseguiram – e a velha prática da compra de parlamentares.
O mundo dá voltas e nada muda para melhor.