Ex-ministro da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse, neste domingo, 25, que Bolsonaro “não é mais um CPF”, mas que ele “representa um movimento” que “mostrou valores” ao povo brasileiro.
A declaração ocorreu durante um ato “em prol da democracia”, que começou às 15h deste domingo, na altura do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo.
“Você não é mais um CPF, você não é mais uma pessoa, você representa um movimento, você representa todos eles que aprenderam, que descobriram que vale a pena brigar. Família, que vale a pena brigar pela pátria, que vale a pena brigar pela liberdade. Você nos ensinou valores, você nos mostrou o caminho, e por isso, nesse dia, a única coisa que a gente pode dizer é muito obrigado, Bolsonaro.”
Em seu discurso, o governador de São Paulo destacou algumas ações realizadas nos quatro anos da gestão Bolsonaro. Tarcísio disse que “não era ninguém” antes do ex-presidente apostar em pessoas como ele.
Segundo Tarcísio, o ex-presidente “nunca pegou nada para si, nunca quis o crédito, sempre entregou o crédito para quem trabalhava com ele”.
“Quem lembra que a água chegou no Nordeste, que a água chegou no Ceará, que a água chegou em Pernambuco, que a água chegou no Rio Grande do Norte”, declarou. “Quem lembra que quando as pessoas passaram necessidade, veio o Auxílio Emergencial, quando as empresas iriam quebrar, veio o benefício emergencial, veio o Pronampe.”
O governador ainda lembrou dos títulos de terra entregues durante a gestão Bolsonaro e do Pix. “Quem lembra dos quase 500 mil títulos de terra que foram entregues nesse período? Gente, quem lembra do Pix?”, continuou.
“Um presidente que abaixou o imposto, aumentou a arrecadação e entregou o Brasil com superávit”, disse Tarcísio. “Um presidente que só se preocupava com as pessoas.”
Por fim, Tarcísio disse que Bolsonaro “sempre respeitou Israel e a luta do seu povo”. “O presidente que sempre defendeu a liberdade acima de tudo”, concluiu.
Fala de Tarcísio aconteceu em manifestação na Avenida Paulista
Como mostrou Oeste, a manifestação começou às 15h deste domingo, na altura do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ato, que começou com uma oração feita pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, é organizado por aliados, como o pastor evangélico Silas Malafaia. Malafaia custeou o valor de dois trios elétricos em que Bolsonaro e autoridades ficarão. O valor foi de R$ 100 mil e, segundo o pastor, foi pago com os recursos pessoais dele.
+ Vídeo: movimentação se intensifica a caminho da Avenida Paulista
Os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Jorginho Mello (Santa Catarina) disseram que vão à manifestação. O prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes (MDB), também confirmou presença. O evento deve contar ainda com a presença de 11 senadores e de 92 deputados federais.
+ Zema confirma presença em ato a favor de Bolsonaro
A segurança do ato ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Além de Bolsonaro e Michelle, Malafaia, Tarcísio, o senador Rogério Marinho (PL-RN) e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) devem discursar na manifestação.