O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou nesta terça-feira, 9, a deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL) para a Secretaria de Políticas para a Mulher.
Ela vai substituir Sonaira Fernandes (PL), que reassumiu seu mandato na Câmara Municipal visando às eleições de 2024 para a Casa.
Leia mais: “Nunes e Tarcísio exoneram secretários que devem ser candidatos”
Valéria nasceu em Santos (SP) e, em 1985, passou a morar em Campinas (SP). É casada com um primo em segundo grau do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Adquiriu o sobrenome pelo casamento.
“Reforço meu agradecimento público para a Sonaira, que foi brilhante no desafio de ser a primeira secretária estadual de Políticas para a Mulher na história da gestão paulista”, afirmou Tarcísio.
“Ela deixa um legado que a Valéria Bolsonaro vai poder dar sequência e ampliar ainda mais com ações que protegem, acolhem e valorizam as mulheres de todos os municípios de São Paulo.”
A nomeação de Valéria é mais uma ação do governo estadual que o mantém próximo do ex-presidente Bolsonaro. Valéria está no segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Leia mais: “Tarcísio de Freitas pretende enxugar gastos públicos com estrutura da TV Cultura”
A nova secretária fez campanha ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) em Campinas (SP).
A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial do Estado. A ex-chefe de gabinete de Valéria, Raquel Araujo Berti, será a secretária-executiva da pasta.
Ações que envolvem várias pastas e órgãos
A deputada é formada em biologia pela PUC-Campinas. Atuou como professora na rede pública por mais de 30 anos, segundo o portal do governo.
Na Alesp, Valéria foi presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres, integrou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e coordenou a Frente Parlamentar em Defesa do Combate ao Câncer.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na Secretaria de Políticas para a Mulher, cujo orçamento é enxuto, segundo a Folha de S.Paulo, ela vai coordenar o planejamento de ações que envolvem diversas pastas e órgãos, dos setores de de saúde, segurança e empreendedorismo.
Também atuará junto ao movimento SP Por Todas, para ampliar a visibilidade das políticas públicas e serviços exclusivos para a população feminina. Entre as políticas estão o protocolo Não Se Cale, o auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica e o aplicativo SP Mulher Segura.
Parabéns! Sucesso!