O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou, nesta terça-feira, 19, que não será candidato à Presidência da República em 2026.
“Não tenho falado com ninguém, não sou candidato, não tenho interesse, e as pessoas próximas devem falar pelos seus próprios interesses”, disse o governador ao jornal Folha de S.Paulo. “Não serei candidato.”
Tarcísio reagiu a reportagem do jornal, publicada de manhã, que afirmava que aliados teriam dito que ele cogitava entrar na disputa caso o ex-presidente Jair Bolsonaro pedisse. “Ninguém fala por mim.”
Leia também: “Tarcísio avalia antecipar implantação de escolas cívico-militares para este ano”
Na sua conta no X, o governador de São Paulo afirmou que seu único candidato ao comando do Palácio do Planalto é Bolsonaro. Sobre isso, ele compartilhou trecho de entrevista concedida ao programa Oeste Negócio na última segunda-feira, 10.
Assista ao programa completo abaixo:
Tarcísio prefere concorrer à reeleição em São Paulo
De acordo com a Folha, integrantes do governo de São Paulo e membros do Partido Liberal (PL) teriam afirmado que Tarcísio prefere disputar a reeleição ao cargo de governador paulista. Na avaliação dele, essa seria a opção com maiores chances de vitória.
Nesta segunda-feira, 17, o ex-ministro de Infraestrutura de Bolsonaro participou de um evento do PL em Guarulhos, na Grande São Paulo. Na ocasião, ele reafirmou que apoia o ex-presidente.

“Nossa responsabilidade é trabalhar para que, em 2026, a prosperidade e a esperança retornem”, disse Tarcísio, em discurso. “E a nossa esperança é a maior liderança da direita, que hoje está no PL e que vai voltar a ser o nosso presidente da República, que é Jair Messias Bolsonaro.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar do apoio de Tarcísio, o ex-presidente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi condenado por suposto abuso de poder e supostas declarações falsas sobre urnas eletrônicas em 2022.