O Tribunal de Contas da União (TCU) interrompeu o processo de fechamento do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). A decisão foi tomada na sessão plenária da quarta-feira 1º, por 4×3.
Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ceitec é uma estatal que atua na área da indústria de microeletrônica. Dependente do Tesouro Nacional, precisa do dinheiro dos pagadores de impostos para sobreviver.
Entre 2010 e 2018, a companhia pública recebeu cerca de R$ 600 milhões do governo federal, porém gerou um prejuízo de R$ 160 milhões durante sua existência. Dessa forma, o Ministério da Economia (ME) decidiu fechá-la.
O futuro
Com a decisão do TCU, o Palácio do Planalto terá 60 dias para informar sobre os motivos que levaram o governo a decidir pelo encerramento da companhia — o ME já havia informado que não há interessados em comprar o Ceitec.
Depois, os ministros do TCU voltam a analisar o processo para bater o martelo pela legalidade ou ilegalidade do processo de extinção. O voto vencedor foi apresentado pelo ministro Vital do Rêgo.
“Não estamos acabando com a liquidação. Estamos parando a liquidação e pedindo informações”, sustentou o juiz, que foi acompanhado pelos magistrados Marcos Bemquerer, Raimundo Carreiro e Augusto Nardes.
Leia também: “O custo da ineficiência”, reportagem publicada na Edição 2 da Revista Oeste
Explicação? Fácil!! Porque isso não é função do estado. Porque é o povo que paga essas contas e não o quer fazer mais. Porque deve ter um monte de parlamentares corruptos e juizes desonestos com cunhados vagabundos empregados lá e ninguém aguenta mais isso! Quer mais?
O TCU é uma máquina cara até para os padrões dos Emirados Árabes. Todos os nomeados são nomeados pelo simples “mérito” de terem passado quase anonimamente pelo Congresso Nacional. Gente com QI Dilma 0.0. Há notícias (vagas) de que há vários, talvez muitos, funcionários altamente qualificados. Mas no geral é um contubérnio que quando não engaveta decisões, arranca dos seus escaninhos decisões que atendem à velha e criminosa corrupção que leva décadas para ser extirpada. Seria interessante se reportar as riquezas das famílias desses seres iluminados.
Mais um tentaculo do polvo da ORCRIM que infesta o poder público surge das profundezas. Novo tentáculo quer que se explique porque fechar uma empresa q dá prejuízo ao país. É muito cretino pendurado nas tetas que vem secando mas n se conformam q o país quer e vai fazer as mudancas necessárias.
Estão de brincadeira esses Ministros, já que não querem fechar, paguem os prejuízos com seus respectivos salários.
O TCU e seus Ministros tem que ser processados para pagar essa conta já que paralisaram o processo com o conhecimento de que os IMPOSTOS é que sustentam essa Empresa criada pelo GOVERNO CORRUPTO PETISTA. O Brasil tem o TCU que merece, todos indicados amiguinhos de Políticos para fiscalizar as suas próprias contas, à custa do dinheiro público/IMPOSTOS.
Puxa mas é complicado esses órgãos como TCU questionar o fechamento de uma estatal falida e só gerando custos para os contribuintes!
Que país é esse??? Não há dinheiro que chegue de impostos. Prejuízo de 180 milhões em uma empresa, ao que parece, inútil. Com 480 estatais, esse é mais um exemplo de inutilidade. Ainda querem um ladrão de volta.