A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira, 18, que notificou as operadoras no Brasil sobre a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear o Telegram.
A decisão de Moraes ocorreu depois de o app não atender a determinações da Justiça para a derrubada de perfis supostamente “disseminadores de fake news”, incluindo o do jornalista Allan dos Santos, que está na mira do STF.
A Anatel notificou as operadoras que administram serviços de acesso chamados backbones. Eles devem impedir o acesso ao Telegram no país. Backbone é a espinha dorsal da rede, que centraliza o acesso à internet no país.
Empresas como Oi, Tim, Vivo e Claro levam o acesso à internet às empresas, residências e celulares. Além disso, fornecem a estrutura para pequenos provedores regionais.
Moraes determinou que essas empresas criem “obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo”. O ministro do STF também determinou que empresas que administram as redes móveis cancelem o acesso ao aplicativo, garantindo assim que o Telegrama não seja acessado no Brasil.
Leia a nota da Anatel sobre o Telegram
“Sobre o assunto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que foi oficiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em processo que corre em sigilo, e providenciou o imediato encaminhamento da decisão judicial às entidades atuantes no setor regulado que possuem pertinência com a determinação judicial.”
Ordem ilegal não se cumpre!!
E eu digo para a Anatel: essa ordem é ilegal e não deve ser cumprida. Simples assim.
Me respondam: Estamos numa democracia ou numa ditadura?
Moraes começa a colocar seu plano em ação: impedir o acesso de JB as redes
Usando Allan dos Santos como pretexto, até por que no fundo sabe que o mesmo não cometeu crime nenhum, e que os USA não irá extradita-lo
E o Brasil sob a censura do STF imagina o que o mesmo não tem preparado para as eleições, o Brasil nunca correu tantos riscos como neste delicado momento da nossa história
Existe algum outro nome para isso além de CENSURA á Liberdade de Expressão?
É um absurdo bloquear o Telegram com base num processo que corre em sigilo no STF, conforme citado na matéria. Vamos ver se ainda temos instituições fortes no Brasil para se opor e mudar essa aberração do STF.