O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou investigar a Transparência Internacional, nesta segunda-feira, 5. Com sede em Berlim, na Alemanha, a ONG tem representação no Brasil.
Para justificar a decisão, o ministro entendeu ser “duvidosa” a criação e a fundação de entidade privada para gerir recursos de pagamento de multa às autoridades brasileiras.
Toffoli se referiu à suposta destinação de recursos obtidos pela Lava Jato para a ONG. Dessa forma, pediu ainda ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Gera da União para ajudarem nas apurações.
“Tal providência faz-se necessária especialmente para investigar eventual apropriação indevida de recursos públicos por parte da Transparência Internacional e seus respectivos responsáveis, sejam pessoas públicas ou privadas”, escreveu o juiz do STF, no despacho.
O despacho de Toffoli contra a Transparência Internacional
De acordo com o ministro do STF, desde 2014, a ONG e o Ministério Público Federal (MPF) atuaram em parceria, “com o fim de desenvolver ações genericamente apontadas como ‘combate à corrupção'”.
“Em marco de 2018, foram iniciadas tratativas visando ao repasse a ONG em referência de parcela do valor obtido por meio do acordo de leniência firmado entre o MPF e a J&F Investimentos S.A., de modo que passaria a atuar na administração e aplicação de tais recursos, sem nenhum embasamento legal”, escreveu Toffoli, ao mencionar que a Transparência Internacional atuou como “cúmplice” da Lava Jato.
Ainda segundo o ministro, “entende que, sob o pretexto de desenvolver ações de combate a corrupção, o MPF, de forma ilegal, concedeu a ONG poderes de gestão e execução sobre recursos públicos”.
ONG criticou o governo Lula
Em 30 de janeiro, a ONG divulgou um relatório com críticas ao presidente Lula, por indicar Cristiano Zanin e Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República, uma vez que Gonet não foi escolhido com base na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.
De acordo com a instituição, há no governo federal uma negligência no “resgate da autonomia do sistema de Justiça”.
O relatório observou que a escolha de um advogado particular de Lula para o STF é contrária à autonomia do Judiciário e “causou espanto e decepção em sua base de apoio”.
Conforme ONG, a nomeação de Dino levou uma pessoa de “perfil político para um tribunal já excessivamente politizado”. A instituição afirmou que Lula e o STF promoveram uma espécie de “Judiciário de coalizão”.
Leia também: “A negação da Justiça”, reportagem publicada na Edição 200 da Revista Oeste
É a gestapo de banânia em ação a serviço de seu Hitler. Lembremos como acabou a verdadeira história da SS.
STF virou uma delegacia de bairro a mto tempo.
Sentiu…. Melhor defesa é o ataque, né?
Esses jornalistas do consórcio estão jogando carne ao leão achando que não serão devorados, mas apenas serão devorados por último. Qualquer crítica a esse sistema corrupto é contraposto com investigação, multa e prisão. Lula avisou, lembram? durante a campanha ele ironizou: “Eu estou ficando mais Maduro…[deu um sorriso maroto com o canto dos lábios] …mais Maduro”. O Brasil está num processo de Venezualização e os homens e mulheres que obedecem às ordens desses poderosos não tem coragem de sequer questionar. Nunca vi uma nota da PF, por exemplo, a respeito das prisões manifestamente ilegais feitas até agora. Cuidado, quando o castelo cair as pessoas vão querer prender a todos… TODOS.
Acabou qualquer vestígio de vergonha na cara desses petistas. Eles são os donos do poder, da justiça e especialmente donos da justiça eleitoral. Não temem mais nada pois colocam no poder quem eles querem. A verdadeira democracia cuja definição, é o poder de decisão e escolha da sociedade pelo VOTO, JÁ NÃO EXISTE MAIS! Venezuela, agora SOMOS IGUAIS A VOCÊS!
Outro dia um leitor da Oeste, muito inspirado, conectou a figura do cidadão cuja alcunha é “Omisso Pacheco”, ao carnavalesco “Boneco de Olinda”. Sensacional.
E é mesmo, um boneco desengonçado, sonso, debochado e que pensa que vai retornar impune para o galpão depois da folia.
Ledo engano.
Um governo que tapa a boca dos críticos, que diga a Venezuela e cia …..vão assaltar quietinhos ..
Tá SE ACHANDO !!!
E se espelhando no MORAES , porque deseja aparentar um PRAGMATISMO que lhe falta em ” SABER JURIDICO!”
Agora é o esculhambou geral. Eles perderam a vergonha. Dane-se tudo. O Estado sou eu. Perderam, Manés. Toga virou fantasia carnavalesca. Não é para ser respeitada. Acordem!
Nós crescemos assistindo os filmes onde o herói da história usa uma capa-preta ou vermelha, temos o Batman, temos o Zorro, temos o Super-Homem, temos o Thor. Fica permeado em nossas mentes que se o sujeito usando uma capa, ele deve ser do bem e luta contra o mal. Mas como acontece aqui no Brasil sob o domínio dos esquerdopatas petralhas, tudo funciona no reverso, aqui os nossos capas-pretas são os vilões, eles não são admirados além de seu círculo de sequazez e seus atos são malígnos, visando escravizar-nos. Todos possuem o mesmo endereço no STF e vivem muito bem em mansões palaciais, tudo as nossas custas. Se fizermos um estudo escatológico desses meliantes, logo o ar do ambiente fica empregnado com o miasma asfixiante de mentiras incessantes. Eles possuem aquela atitude de poder e postura hostíl como um mecanismo de intimidação e são os responsáveis diretos por termos um impostor na Presidência da República. O líder da matilha possui a aparência intimidadora de um Nosferatú capa-preta e consegue ganhar tudo o que disputa, através de gritos, pois é incapaz de manter um diálogo inteligente, é através de gritos histéricos que impõe seus julgamentos perversos. Percebe-se que o lugar é uma pantomima de arapongas e alcaguetes. O araponga obviamente, é o Moraes aquele que praticou o crime do século tendo roubado as eleições de 2022. O alcagueta é o presidente do STF que estava suposto guardar a 7 chaves o segredo do roubo das eleições, mas por ser um Boca Aberta, logo veio à publico e declarou: “Eleições não se ganha, se toma” ou em outras palavras, essencialmente se rouba.
Outro deles o Toffoli se tornou famoso por seus: “Quid Pro Quos” com empresas que devem fortunas ao herário público, em uma simples canetada ele perdoa ás dívidas bilionárias dessas empresas e sabe-se lá quanto recebe por baixo da mesa, talves o tagarela Barroso possa nos informar. O importante é ficar alerta, sempre que um capa-preta se aproximar, ou um parasita petralha com a camisa vermelha com o símbolo da foice e do martelo e o numero 13, você sabe que coisa boa não é.
Então fomos criados e educados que não pode roubar, e sempre vimos os bandidos levando a pior e sendo presos pela polícia e irem para trassas grades. Hoje, com esses capangas do ladrão mor, a bandidagem, em todas as esferas, desde ladrão de celulares, traficantes, estupradores, pedófilos e afins, se dão bem e a polícia eas vítimas são penalizadas e até presos. A culpa dessa inversão toda é do parlamento omisso, covarde e em conluio com todo e sistema corrupto e destruidor da economia, dos valores éticos e morais, da vergonha na cara e do amor ao país. Capangas, mercenários atuando pela censura das informações e das opiniões, de forma covarde e fascista.
Dias Toffoli se supera a cada dia. Nao é á toa q foi reprovado 2 X em concurso para Juiz.
Cabide de emprego pago por nós.
A capacidade desta figura, em se superar, em imbecilidade, é digna de aplausos.
Como é que um país suporta a sua Suprema Côrte, infestada dessas boçalidades!? ……
Perdoando multa de ladrões, investigando opositores…o Bukele, presidente de El Salvador acaba de proferir discurso dizendo que para acabar com a criminalidade é preciso vontade política e não a de ser sócio dos criminosos.
O sistema judicial brasileiro está completamente corrompido, aparelhado e falido! Um reforma é urgente para o futuro do Brasil!
As alegaçoes do Toffoli remontam a 2014 mas só agora que ousaram criticar Sao Lula, padroeiro dos larápios, é que ele viu isso! Só coincidencia, seus malvados!
O STF ainda vai prender os índios comanches dos EUA por influenciaram negativamente a política indianista no Brasil.
Tem alguém, além do PT e do STF, que aplauda as indicações de Lula? Desconhece -se….
A ditadura escancarada não é mais a militar, mais essa de agora, tucanopetista com apoio do Exército e da imprensa. Vcs vejam o quanto a safadeza está escancarada, que até 2014 a tal ONG podia fazer parceria com o governo federal, a partir da virada de casaca e do rabo preso do sistema, tudo mudou. Especialmente agora com a ONg criticando o capo. Não pode. Quem pensou que o amigo do amigo de meu pai iria se restringir a censurar a Crusoé. Se enganou, depois de perdoar 11 bilhões da Oderbrecht e dizer que eles, os urubus supremos, seriam os editores da sociedade, taí o amigo do amigo de meu paí, no melhor estilo ditadura bolivariana, perseguindo que critica o poderoso chefão.
Mais uma pataquada do Dias Toffoli. Só porque a ONG apresentou relatório que a corrupção aumentou no Brasil no ano de 2023, deve ser investigada. Alguma semelhança com Venezuela, Nicarágua, Cuba, Coréia do Norte?