O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) denunciou ter se tornado alvo de uma investigação na Polícia Federal (PF), liberada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi realizada durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 15.
Marcel Van Hattem relatou que tomou conhecimento sobre o caso depois de receber uma intimação para prestar depoimento na PF por meio de seu e-mail institucional da Câmara dos Deputados.
“Eu nem poderia saber o que poderia ser, porque não havia mais informações”, relatou o parlamentar. “Houve apenas uma oferta de datas pré-estipuladas com alguns horários, sem chance que eu escolhesse outros horários porque, se não respondesse ao e-mail ou desse por uma daquelas opções como a minha preferida, seria-me resguardado o direito constitucional ao silêncio.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado da oposição explicou que, a partir disso, entendeu que “estava sendo investigado”, mas sem saber o porquê. Ao constituir um advogado, soube que o inquérito era “em virtude de uma fala minha na tribuna da Câmara dos Deputados”.
“Quem pede para instaurar o inquérito, senhor presidente? Flávio Dino”, relatou. “Ele que já foi deputado federal, senador e sabe que o artigo 53 da Constituição nos garante a inviolabilidade civil e criminal por quaisquer das nossas opiniões, palavras e votos.”
Van Hattem é investigado por discurso sobre delegado da PF
O deputado explicou que o ministro Flávio Dino citou “em dado momento de seu relatório” que “em tese”, ele teria ultrapassado “as fronteiras da imunidade parlamentar” em sua fala na tribuna da Câmara.
“Inclusive, diz que eu poderia estar cometendo um crime contra a honra por chamar um covarde de covarde, um bandido, de bandido”, declarou Marcel Van Hattem. “Porque é isso que o policial federal é ao atuar à margem da lei, como faz, sim, Fabio Alvarez Shor. Que cria, sim, relatórios fraudulentos para poder manter, por exemplo, preso Filipe Martins, ilegalmente, sem fundamentação.”
Na sequência, o parlamentar indaga de onde se baseia a “tese” apresentada por Flávio Dino. “É na ditadura chinesa? É na ditadura cubana? É na ditadura da Coreia do Norte? Porque não é nos preceitos do estado democrático de direito e do devido processo legal.”
“A covardia de Fabio Alvarez Shor é tamanha, que no dia seguinte ao meu discurso, faz uma notícia de fato não ele, mas o chefe de gabinete do delegado da Polícia Federal. Aparelhamento da Polícia Federal”, afirmou.
Van Hattem sinalizou que “quando um deputado não pode vir à tribuna para fazer uma denúncia livremente, não há mais democracia”. “É um ato ditatorial do ministro Flávio Dino”, acrescentou.
Colhe -se hoje o que foi plantado em 2002. Lula jamais poderia ter vencido José Serra. TUDO o que se seguiu, é fruto da ascensão do PT e da esquerda ao poder executivo federal. O Brasil começou sua derrocada ali. Primeiro dissimuladamente (quem imaginaria um ministro da Agricultura como Roberto Rodrigues hoje, em Lula 3?), mas depois, em Lula 2 e Dilma, cada vez mais à vontade. Temer só enfeitou, e Bolsonaro governou um Brasil já “transformado” pelos anos de PT.
O futuro é sombrio….
Alô, REVISTA OESTE, sugiro que seja retumbantemente abordada a questão envolvendo o jornalista Glenn Greenwald que, alardeadamente, teria inúmeras revelações “bombásticas” extraídas do aparelho celular daquele ex-assessor do tal ministro do tal STF. E então? Onde estão as revelações? Onde está o tal jornalista?
REVISTA OESTE, por que esse importante veículo de comunicação não repercute bombasticamente o noticiado tráfico de drogas para servidores do Supremo Tribunal Federal, onde revelados inclusive os apelidos dos viciados em entorpecentes desse tribunal? Estaria ali instalada uma espécie de “boca de fumo”? Em qualquer país com um átomo de seriedade isso provocaria efeito devastador!
A propósito, e quanto à noticiada VENDA DE DECISÕES JUDICIAIS no Superior Tribunal de Justiça? Por que tá todo mundo “caladinho”, inclusive a imprensa? Alô, REVISTA OESTE, vamos repercutir em altos brados esse vulcânico escândalo de corrupção!!
O Congresso está aprendendo pela via mais dolorosa que não dá para servir a dois senhores; ou serve ao Brasil e seu povo, ou serve ao sistema. O tempo está passando e, do modo como se apequena, logo logo não vai ter força para sobreviver.
Se o Congresso não se mobilizar em defesa das duas prerrogativas o sistema judicial, liderado pelo STF, acabará com a democracia no Brasil. Sem nenhuma dúvida!⚖️🤔😱😡🤬🤮
Quero saber até quando o Congresso continuará omisso?
Deputado Marcel, lidere, com outros deputados da direita honesta, para o povo ir pra cima desses comunistas do STF, TSE, STJ, Luladrão e caterva e da KGB do Xandão e do dinoSSAURO.
Dino é DINOSSAURO, o delegado da KGB que denunciou o Van é corruPTista, lambe rola do Xandão e do Lulladrão .
E já faz muito tempo que não vivemos mais em uma democracia. Vivemos numa ditadura do STF, que é a vergonha do judiciário!
É muita canalhice, a Constituição foi rasgada mesmo. PF virou uma politicagem de terceira categoria. Flávio Dino dispensa comentários, o que esperar de um comunista???.