Deputados da oposição querem que os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se expliquem quanto à investigação aberta na Polícia Federal (PF) sobre a disseminação de fake news da tragédia do Rio Grande do Sul. Os requerimentos foram apresentados à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Os pedidos de convocação são para os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação). Foram apresentados por Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Zucco (PL-RS) e Mauricio Marcon (Podemos-RS). Parlamentares falam em “tentativa de censura e perseguição de prefeitos e opositores” por meio do inquérito de fake news.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Bilynskyj afirmou que Pimenta e Lewandowski abriram o inquérito na PF com o objetivo de “perseguir opositores que denunciaram na internet falhas e abusos do governo federal sobre a tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul”.
“As ações do governo Lula e os áudios vazados do censor Paulo Pimenta demonstram claramente o crime de abuso de autoridade e uma tentativa de censura do cidadão e de parlamentares”, disse. “Ambos devem vir imediatamente à CCJ justificar os absurdos ocorridos.”
Mauricio Marcon salientou a importância da ida dos ministros pois, em sua análise, houve uma “clara violação do princípio da impessoalidade”.” Afirmou que isso “sugere uma possível perseguição a opositores do governo e ameaça os princípios democráticos que regem nossa sociedade.”
Zucco lamentou a “proliferação” de vídeos desinformativos sobre a tragédia em seu Estado. Mas definiu como “absurda” a atuação do governo federal “neste momento de guerra para perseguir e punir opositores naquilo que ele considera “fake news”.”
Inquérito das “fake news” para punir críticos
Ainda segundo o deputado Zucco, existe o “temor” de que o governo federal “use este inquérito para punir a oposição naquilo que ela precisa fazer, que é cobrar e fiscalizar as ações ou omissões das autoridades.”
“Daqui a pouco vão começar a punir prefeitos que reclamam sobre a falta de recursos, como foi o caso do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin”, declarou. “Lula e todos os seus ministros garantem que o dinheiro foi liberado. Mas até agora não vi prefeitos falarem que chegou na conta das prefeituras, isso é fato, não é fake.”
O parlamentar, que é do Rio Grande do Sul, aponta que o município de Farroupilha só teve R$ 300 mil liberado pela Defesa Civil federal para a municipal. “Só num local onde houve um deslizamento e comprometeu a infraestrutura de Farroupilha serão precisos R$ 10 milhões”, destacou.
Lula vai demorar a enviar dinheiro parao sul. Isso é natural. Ele precisa de dinheiro para comprar apoio de deputados e senadores. É a única forma de um presidente se manter no poder.
São mentirosos e incompetentes..
A cara do governo do Molusco.
Se tivessem um mínimo de capacidade, estariam demonstrando efetivamente e em sentido contrário, tudo aquilo que está sendo divulgado e que eles consideram como fake news. Ao invés disso, se escondem atrás de inquéritos ilegais abertos exclusivamente para perseguição de opositores. Mais grave ainda é o fato de que as o que eles chamam de fake news, estão sendo comprovados, como por exemplo a questão das multas efetuadas pela ANTT (q veio a público dizer q serão canceladas) bem como a questão da ajuda oferecida pelo Uruguai e negada pelo governo brasileiro, (esta informação foi confirmada pela Folha). A verdade é que o governo, demonstra não ter capacidade para lidar com essa tragédia, ou por incompetência ou por falta de vontade. Fato é que sequer plano de governo foi apresentado pelo então candidato ex-presidiário e atualpresidente e o resultado estamos vendo agora: um país completamente sem rumo.
Tem prender todos esses que só falam em Feke News, só eles que existem nisso, tudo que eles falam é mentir sobre as verdades.
Deveriam ir para uma CPI mesmo. Irresponsáveis, fazerem isso nessa situação, o que podem fazer numa eleição? Não tem escrúpulos. Figurinhas conhecidas, nem merecem estar nas funções que estão…não tem estatura para isso.
Oposição firouxa. Tem que pedir é a prisão dos dois, de preferência numa cadeia inundada do RS.
Não existe no estamento legal de crime de “Fake News”. ( Sine legis nullo crimem)
Maior fake é esse governo