A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já começa a desenhar o esboço do novo governo petista. Oeste teve acesso aos 31 grupos técnicos que farão parte do processo de mudança para a nova gestão, nomeados pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
Trata-se dos possíveis novos ministérios da gestão Lula. Nos últimos quatro anos, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o número de pastas ficou enxuto, com 23 ministérios.
Caso a nomeação dos grupos técnicos seja uma previsão das novas divisões, o governo petista terá acrescentado sete ministérios à máquina pública. Cada grupo será composto de até quatro integrantes.
Relacionadas
Ainda hoje, o vice-presidente eleito nomeou os coordenadores do gabinete de transição. O sociólogo e cientista social Floriano Pesaro estará à frente da coordenação-executiva; a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, vai comandar a articulação política; o ex-ministro Aloizio Mercadante será o responsável pelos grupos técnicos; e Janja da Silva, mulher de Lula, estará à frente da organização da posse do petista.
Na área econômica de transição, os nomes de André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida foram confirmados por Alckmin. Já na parte de assistência social, foram indicados a senadora Simone Tebet (MDB-MS), a assistente social Márcia Lopes, a ex-ministra Tereza Campello e o político André Quintão.
Confira os grupos de trabalho definidos pela equipe de Lula:
- Agricultura, pecuária e abastecimento;
- Assistência social;
- Centro de governo;
- Cidades;
- Ciência, tecnologia e inovação;
- Comunicações;
- Cultura;
- Defesa;
- Desenvolvimento agrário;
- Desenvolvimento regional;
- Direitos humanos;
- Economia;
- Educação;
- Esporte;
- Igualdade racial;
- Indústria, comércio e serviços;
- Infraestrutura;
- Inteligência estratégica;
- Justiça e segurança pública;
- Meio ambiente;
- Minas e energia;
- Mulheres;
- Pesca;
- Planejamento, orçamento e gestão;
- Povos originários;
- Previdência social;
- Relações exteriores;
- Saúde;
- Trabalho;
- Transparência, integridade e controle;
- Turismo.
O governo lula será um completo C-A-O-S! QUADRILHA reunida para voltar à cena do crime. Representa a volta dos mortos vivos! Que seja breve, muito breve!
velho e ladrão – a besta-fera da corrupção !!!!!!!!!!!!!! esse lixooooo é o escolhido da maioria dos Brasileiros , que são comparsa da raposa rabugenta lulaEsgoto
#EuNaoSouCumplice
Cabidão de emprego!