publicidade
Política

Transparência Brasil critica determinação do TCU de manter sigilo sobre voos da FAB

Em nota, ONG pediu revisão da medida por parte do Tribunal

Anúncio da decisão pelo TCU ocorreu na última terça-feira, 30 | Foto: Foto: Sgt Müller Marin/Força Aérea Brasileira

A ONG Transparência Brasil criticou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de aprovar o sigilo para viagens de autoridades em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O TCU anunciou a medida na terça-feira 30, depois de a deputada federal Bia Kicis (PL-RJ) solicitar uma auditoria para avaliar a legalidade e a eficiência do uso dessas aeronaves por ministros e demais autoridades.

Em nota publicada na quinta-feira 2, a ONG afirmou que a determinação adota uma interpretação rasa e equivocada da Lei de Acesso à Informação (LAI). Além disso, contraria o acórdão da própria Corte, que já havia determinado a divulgação ativa dessas informações.

Leia também: “Lewandowski entra para o time de passageiros da FAB”

“O novo entendimento de que a divulgação de informações sobre voos da FAB por ‘altas autoridades’ pode gerar ‘riscos à segurança’ desses agentes públicos e, portanto, podem ficar ocultos, antes e mesmo depois das viagens, é absurdo”, diz a publicação.

Na visão da ONG, com a medida, os ministros do TCU dão “sinal verde” para que a sociedade fique impedida de monitorar o uso das aeronaves pelas autoridades e identificar abusos ou desvios.

A Transparência Brasil argumenta que a lei admite que seja estabelecida a “ocorrência de determinado evento” como prazo final de sigilo.

“Ou seja: para ficar um pouco menos equivocada, a decisão do TCU deveria ter estabelecido que a restrição de acesso a informações de voos de altas autoridades só pode durar até a conclusão da viagem”, afirma a nota.

A Transparência Brasil pediu revisão da medida por parte do Tribunal. Para a ONG, ainda que a vigência da decisão esteja condicionada à duração de uma apuração da Corte, ela pode gerar prejuízo alto e imediato.

Leia também: “Ministros de Lula realizam intensa movimentação em viagens oficiais”

Informações terão sigilo de 5 anos, segundo o TCU

A nova interpretação do TCU permite que as viagens realizadas por altas patentes em jatinhos da FAB fiquem sob sigilo por até cinco anos.

Tal decisão, aprovada por unanimidade pelos ministros, reflete o desejo de manter privadas as informações sobre essas viagens, apesar da demanda crescente por mais transparência e uma fiscalização efetiva sobre o uso de recursos públicos.

Leia também: “Ministros de Lula usaram avião da FAB para ir a casamento de ministro do TCU”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. elvio zanini
    elvio zanini

    Fazer festas e viagens com chapeu dos outros é melhor

  2. MNJM
    MNJM

    TCU QUE VERGONHA , SIGILO POR SEGURANÇA ? BALELA É PARA OMITIR A FARRA DO USO DAS AERONAVES .
    CRETINOS.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade