Depois de reunião com a ministra Cármen Lúcia, recém-empossada presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, comunicou que as eleições municipais estão mantidas para outubro, apesar dos danos causados pelas enchentes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lima Moraes recebeu garantias da ministra de que o TSE fornecerá todo o suporte necessário para garantir a normalidade das eleições no RS. O diálogo ocorreu durante a primeira reunião de Cármen Lúcia com os presidentes dos TREs, nesta terça-feira, 3, um dia depois de sua posse. A informação foi divulgada pela coluna de Carolina Brígido, do UOL.
Possibilidade de adiamento das eleições é negado
Recentemente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cogitou a possibilidade de adiar as eleições municipais no Estado, devido às enchentes que atingiram a maioria das cidades gaúchas, desde abril. Ele pediu que fosse avaliado se o processo de troca de administração nas prefeituras poderia comprometer, neste momento, a reconstrução dos locais afetados.
Apesar da sugestão, Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que não haveria discussões sobre o adiamento das eleições no Rio Grande do Sul. O presidente do TRE do Distrito Federal, Jair Soares, ofereceu, inclusive, o empréstimo de urnas eletrônicas para auxiliar o Estado.