O trem-bala prometido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2009 deverá ficar pronto em 2032, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em setembro daquele ano, a petista disse que a linha-férrea entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro seria concluída antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Na semana passada, a ANTT deu autorização para a empresa TAV Brasil construir e explorar o trem-bala pelos próximos 99 anos. A companhia que recebeu a outorga foi aberta em 2021 e tem capital social de R$ 100 mil. A perspectiva de investimento do projeto é de R$ 50 bilhões.
Leia mais: “Um país fora dos trilhos – Parte 1”, artigo de Dagomir Marquezi publicado nas Edição 114 da Revista Oeste
Conforme a ANTT, a construção está prevista para começar no segundo semestre de 2026. Mas o trem-bala deve iniciar sua operação apenas em 2032.
Com o objetivo de diminuir os custos com desapropriações, as estações principais serão construídas fora das regiões centrais de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, por exemplo, a linha será instalada na Zona Norte. Já no Rio de Janeiro, a linha ficará no extremo oeste.
Leia mais: “Um país fora dos trilhos — Parte 2”, artigo de Dagomir Marquezi publicado nas Edição 115 da Revista Oeste
O percurso entre as cidades deve levar 85 minutos. A ANTT ainda pretende construir estações em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).
Na época de Dilma, a proposta incluía estações em Campinas, Guarulhos, Campos de Marte, São José dos Campos, Jundiaí e Aparecida, em São Paulo, e Leopoldina, Rio e Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Mais um “empreendimento” para a corrupção deitar e rolar.
Trem Bola de Neve.
48 milhões em 300 respiradores invisíveis e agora o Trem Invisível que somente será visto pelos vermelhos
O dinheiro definitivamente será gasto, mas nada de trem bala, talves tenhamos o trem fantasma.
Em 2032 a meta será dobrada.
Deveriam recuperar a malha ferroviária para transporte de cargas( desafogar as rodovias) e transporte de passageiros( os famosos trem de aço)… Depois pensariam em trem bala. O que veremos com políticos é desvio de dinheiro nosso. 50 bilhões em 2032??? Pode contar que custará 150…. kkkkk
O trem bala vai chegar junto com a picanha e a cervejinha gratuita…. Kkkkkk!!!!
Vão encher o bolso
Trem bala sobe morro ?
No resto do mundo não, será que teremos 2 milagres.
Obra pronta em 2032 e o trem vencendo o desnível de 800 m entre o Rio e SP a 300 km/h. Qual vai ser o custo dessa obra e quanto vai custar uma passagem para remunerar o investimento feito.
Vc quer dizer que o atual desgoverno só tem bandido?
Agora vai ser qual consórcio de ladrões? Empresa com um escritório e capital social de 100 mil?
ANTES DE 2032 O CAPETA JÁ TERÁ LEVADO O QUE É DELE E A PÁGINA MAIS MALDITA DA HISTÓRIA DO BRASIL TERÁ SIDO APAGADA.
E O SEPARATISMO PODERÁ SER UMA REALIDADE.
Trem bala em 2032, kkkkkk só se for bala de traficante ou miliciano sobre os trens da central
2.032 – 2.023 = 9(nove)
NOVES FORA NADA(Zero).
Fui excelente professor de matemática, e não devo estar enganado.
Tenho 69(sessenta e nove) anos – 9(nove)
SESSENTA
E espera, pois do jeito que a coisa já vai se arrastando no NE com o Rio São Francisco, o tal TREM BALA primeiro muda de nome, pois se armas não precisamos de balas, e Mineiro como eu, matuto mesmo, vai ter medo de entrar numa geringonça com medo de que alguém com carregadeiras, entupam as linhas, impedindo o fluxo, como está ocorrendo no canal do velho chico.