O Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. Os dados retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros. O número foi apresentado nesta terça-feira, 5, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin.
Quando comparados a fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022.
Relacionadas
Em março, entre os dias 14 e 18, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. Em dois dias, por exemplo, em 24 e 25, foram emitidos mais de 90 mil novos títulos para jovens.
Entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos: foram 158.947 novos documentos concedidos em março. Na sessão desta terça, o presidente do TSE comemorou os números obtidos.
“Esses novos eleitores e eleitoras não têm a obrigação de votar, mas optaram por participar da vida política do país por meio da escolha de candidatas e candidatos que os representarão pelos próximos anos”, disse Fachin.
O ministro Alexandre de Moraes, que será o presidente da Corte durante as eleições deste ano, elogiou a iniciativa. “Esse é um chamamento à cidadania para que possam decidir as próximas eleições, assim como os demais”, declarou.
André Mendonça
Também nesta terça-feira, 5, tomou posse como membro substituto do TSE o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça.
Ele assume uma das vagas destinadas a magistrados que foi aberta com a posse do ministro Ricardo Lewandowski como integrante titular da Corte Eleitoral.
AVISO!!
ISSO É MANOBRA PARA TENTAREM JUSTIFICAR A FUTURA FRAUDE NA APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES….
COMO NOS EUA que fraudaram as eleiçoes descaradamente com o voto pelos CORREIOS….
vão tentar aguir que com os “jovens” …o BOZO perdeu as eleições.
FIQUEM ESPERTOS….esse canalhas esquerdistas não desistem em nos fazer de bobos.
urnas eletronicas são fraudáveis. SIM!
Se quantidade fosse qualidade, eu comemoraria.
2005 (mensalão) + 16 anos = 2021 Os jovens que hoje tem 16 a 18 anos estavam nascendo e o PT com lula, genoíno, zé dirceu, duda mendonça, delúbio, etc estavam no famoso Mensalão. Não havia Moro, nem Lava Jato. Lula pediu desculpas e muitos foram presos por corrupção ativa e passiva. Esses jovens com título de eleitor, provavelmente nada sabem de Mensalão. Entendo porque alguns insistem tanto no voto facultativo desse grupo.